6 sintomas físicos do estresse

As consequências do estresse para o organismo são terríveis, o melhor a fazer é aprender a controlá-lo.

Renata Finholdt

Muito se fala a respeito do estresse. As pessoas estão cada vez mais sendo afetadas por este grande mal que afeta crianças, jovens e adultos.

Porém, ao contrário do que se pensa, o estresse não causa apenas irritação, falta de paciência e mau humor, os sintomas vão muito além destes, podendo inclusive afetar a saúde física e mental da pessoa estressada.

Saber identificar e aprender a contornar os fatores causadores do estresse estão entre as tarefas necessárias e imprescindíveis para contribuir com uma boa qualidade de vida. Todos, em algum momento, estaremos sujeitos a situações estressantes. A maneira como lidamos com ela é que diferencia suas consequências.

Dentre os sintomas mais relatados do estresse estão:

1. Dor de cabeça

Também conhecida como cefaleia tensional, a dor de cabeça decorrente do estresse é descrita como uma pressão sobre o crânio e pode acontecer com grande frequência para pessoas que estão frequentemente expostas a situações estressantes. Quando ela ocorre por um período maior de quinze dias passa a ser conhecida como cefaleia tensional crônica.

Advertisement

2. Problemas gastrointestinais

Se você nunca sentiu aquela dorzinha na barriga perante um problema estressante, fique feliz. Os problemas gastrointestinais estão muito relacionados a crises de estresse e vão desde cólicas intestinais, a refluxo, ânsia de vômito dentre outros.

3. Ansiedade e nervosismo

Não são apenas físicos os sintomas do estresse, eles afetam o lado emocional de forma perturbadora. A ansiedade pode gerar palpitações, ganho de peso e até mesmo úlceras.

4. Tensão muscular

Talvez seja um dos sinais mais rápidos de um indivíduo estressado. Alguns músculos, principalmente os do pescoço, ficam rígidos e aparece aquela sensação horrível de estar carregando um peso enorme sobre as costas. Tem esse sintoma com frequência? Está na hora de rever a forma como você anda lidando com os problemas!

5. Queda de cabelo

Por incrível que pareça até nosso bulbo capilar sofre as consequências do estresse. Quando estamos estressados o bulbo capilar enfraquece e os fios caem mais do que o normal.

6. Alergias

Segundo estudos realizados, pessoas estressadas aumentam as chances de desenvolver problemas alérgicos de maneira geral. Isso ocorre porque acontece a liberação da adrenalina e do cortisol no organismo nos momentos de estresse, podendo causar uma reação de ordem alérgica.

Advertisement

Por tudo isso e muito mais é preciso aprender a controlar o estresse. Exercícios físicos, alimentação, autoconhecimento, diálogo e ajuda profissional são algumas formas de ajuda para levar uma vida menos estressada.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.