Descubra aqui o seu peso ideal

Difícil de ser definido, o peso ideal é a preocupação de quem quer ter boa saúde, então como saber se você está no peso ideal?

Stael Ferreira Pedrosa

O peso ideal, segundo médicos e especialistas na área, é aquele em que a pessoa tem a melhor saúde física, o que certamente varia de pessoa para pessoa, em diversas idades, de acordo com o sexo, o período da vida, a estatura e a constituição física. Enfim, não existe um padrão e cada um deve se preocupar em ser o melhor que puder, ao invés de tentar ser como outra pessoa.

Sempre houve tentativas de se expressar em número esses conceitos, o que é plenamente explicável já que sobrepeso significa menos saúde, em ordem proporcionalmente inversa – quanto mais peso, menos saúde.

No entanto, não é necessário ser exatamente magro para ter saúde. Existem determinados limites de segurança, onde o sobrepeso não significa falta de saúde. Os fatores que irão influenciar são principalmente a idade, seguido do sexo, da estatura e do grau de problemas de saúde que a pessoa já apresenta, ou se não apresenta nenhum.

Índice de massa corporal

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida utilizada internacionalmente para calcular se uma pessoa está no peso certo, se está acima ou abaixo. Para calcular, basta utilizar uma fórmula simples:

IMC = P/h², ou seja, o índice de massa corporal é igual ao peso dividido pela altura ao quadrado.

Advertisement

Se uma pessoa pesa 70 kg e tem 1,62 m de altura, deve-se calcular da seguinte maneira:

IMC = 70 dividido por 162 x 162

70/2,62 = 26,7 (arredondando o final). Segundo a tabela do IMC, (critérios da NHANES II – National Health and Nutrition Examination Survey), essa pessoa está com sobrepeso.

Quantos quilos perder para ter boa saúde?

A resposta é: depende! Até pouco tempo atrás a ciência indicava que o melhor seria perder 10% do peso extra, ou seja, se uma pessoa pesa 100 kg e tem 1,60 de altura, é mulher, por volta dos 30 anos de idade e sedentária. Segundo o IMC ela tem um sobrepeso de 36 kg, se ela emagrecesse entre 3 kg e 600 gramas a 4 kg, ela já teria boa saúde, se não houvesse agravantes como hipertensão arterial, diabetes ou problemas cardíacos.

No entanto, no último congresso mundial da Federação Internacional de Cirurgia e Obesidade e Transtornos Metabólicos, que ocorreu no Rio de Janeiro em outubro de 2016, um estudo irlandês feito com 107 obesos durante dois anos, apurou que é necessário perder apenas 7% do peso corporal para se eliminar as triglicérides da corrente sanguínea e promover boa saúde.

Advertisement

Isso se aplica a todas as pessoas?

Segundo os pesquisadores, não. Essa perda de 7% se aplica apenas às pessoas que não têm as chamadas comorbidades que acompanham o excesso de peso. Caso a pessoa tenha algum complicador a perda de peso deve ser maior:

  • Para baixar colesterol ruim (LDL) – A perda deve ser de 11.1% do excesso de peso.

  • Para baixar os níveis de açúcar no sangue – 11,2%

  • Problemas cardiovasculares – 15%

  • Hipertensão arterial – 20%

    Advertisement

É claro que essa porcentagem não se aplica se você quer se encaixar em algum tipo de aparência física. É necessário ir além, emagrecer o que for necessário e fazer exercícios físicos como musculação para “esculpir” o resultado que se deseja.

Esses níveis do estudo são apenas parâmetros para melhorar a saúde, o que também não exclui a necessidade de exercícios físicos, alimentação adequada e cuidados médicos. Se você tem qualquer dos problemas de saúde acima, converse com seu médico antes de qualquer decisão que envolva sua saúde.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.