Bebê tem 2 semanas e nunca usou fraldas. A mãe diz que sua filha se ‘comunica’ quando quer ir ao banheiro

Veja o segredo dessa mãe e conheça mais sobre o método de comunicação de eliminação!

Rachel D.C.

O método da comunicação de eliminação

Será que é possível um bebê recém-nascido avisar quando ele quer ir ao banheiro? Essa mãe da Austrália mostra que sim.

Cindy Lever, que mora em Queesland, Austrália é mãe da bebê Chloe e diz que a filha nunca usou fraldas. Ela conta em entrevista para o Daily Mail que introduziu a “comunicação de eliminação” (EC) no dia em que Chloe nasceu.

“É divertido e vicia. Eu amo que isso me permite ter uma conexão mais profunda com a minha filha”, explica Cindy em entrevista.

Ela diz que decidiu que introduziria a comunicação de eliminação logo que o bebê nascesse. Esse método já foi muito usado em muitas culturas, mas não é tão comum como antes.

Cindy explica que os bebês são como os adultos, eles podem se adaptar. Então, se o bebê começa a fazer as necessidades fisiológicas nas fraldas, ele irá se adaptar a fazer apenas nas fraldas.

Advertisement

Os bebês dão sinais de quando estão com fome, cansados ou irritados, as mães só precisam aprender a identificar os sinais de quando eles querem ir ao banheiro. Cindy segura a bebê sob a pia e ali Chloe faz suas necessidades.

Após um tempo de prática, as mães que optam pelo método percebem a rotina do bebê e têm mais facilidade de identificar quando ele precisa ir ao banheiro.

“A maneira mais fácil de começar é tentar colocar o bebê no banheiro assim que ele acorda e após ele se alimentar. À noite, ela faz alguns barulhinhos enquanto dorme e é assim que eu percebo que ela precisa ir ao banheiro”, acrescenta.

Vantagens do método

Segundo o site Baby Center, há vantagens e desvantagens do método da comunicação de eliminação.

1. Cria uma conexão mais forte entre pais e filhos

Os pais estão constantemente assistindo o bebê e prestando atenção nos sinais que ele dá, isso faz com que os pais tenham mais sintonia com as necessidades da criança.

Advertisement

2. É mais confortável para o bebê

Fraldas muitas vezes causam desconforto e alergia em bebês.

3. Evita o uso de fraldas

Além de economizar muito dinheiro, evita poluir o meio ambiente com fraldas.

Desvantagens do método

1. Leva tempo e dedicação

O método pode ser mais complicado para pais que trabalham, já que o bebê deve sempre ser assistido e acompanhado.

2. Alguns bebês não estão preparados

Alguns bebês demoram para desenvolver o controle da bexiga, então muitos deles não mostram sinais de que querem ir ao banheiro, eles apenas fazem.

3. Sujeira e bagunça

Esteja preparado para limpar a sujeira de quando o bebê fazer cocô ou xixi sem você perceber.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.