6 coisas que a pessoa com depressão quer que você saiba

Conhece alguém com depressão? Então você precisa saber dessas coisas urgentemente.

Renata Finholdt

Pessoas que sofrem com depressão precisam muito de apoio e compreensão e para isso precisam que sua família e amigos saibam como ajudá-las.

A depressão não é um estado de tristeza que melhora de um momento para o outro, é, na verdade, uma doença e precisa de tratamento, porque além da tristeza há outros sintomas, até físicos, que acometem o doente.

Todos os cuidados devem ser tomados porque a depressão pode chegar a estágios bem difíceis e de tratamento mais lento.

Se você conhece alguém que sofre de depressão é bom que saiba:

1. Não tente achar razões para a depressão

É comum que as pessoas tentem achar motivos que justifiquem um familiar ou amigo com depressão, mas na verdade, esses motivos que aparentemente justificam podem apenas ser uma consequência e não a verdadeira causa. A soma de uma série de vivências, ou alterações químicas no cérebro podem desencadear o problema.

Advertisement

2. Depressão não é sinal de fraqueza

Pessoas com depressão não podem ser classificadas como pessoas fracas perante a vida e seus problemas. Elas, ao contrário, lutam internamente para não se sentirem assim, portanto, são pessoas fortes.

3. Depressão precisa de tratamento adequado

Passeio em família, exercícios físicos, atividades com os amigos podem ser bastante divertidos, mas não curam a depressão. Por se tratar de uma doença é necessário tratamento adequado com terapia e medicamentos, o restante é apenas uma forma de divertimento.

4. Uma pessoa depressiva não é preguiçosa

O desânimo é um dos sintomas da doença. Uma pessoa depressiva não tem vontade de praticar atividades que antes lhe davam satisfação e prazer. Confundir esse desânimo com preguiça não leva ao diagnóstico correto do problema e adia sua cura.

5. Pessoas depressivas podem ter momentos agradáveis

Mesmo que a depressão esteja ali instalada é possível que o depressivo se sinta mais alegre e feliz e tenha momentos agradáveis. Isso acontece justamente pela variação do humor, um dos sintomas da depressão.

6. Ter amigos é importante nestas horas

Por mais que uma pessoa depressiva tenha momentos de isolamento ela precisa de amigos e familiares por perto. Precisa que conversem com ela – mesmo que em alguns momentos ela não tenha a menor vontade de responder a conversa – que estejam presentes. O depressivo normalmente se afasta das pessoas, mas as pessoas não podem se afastar de uma pessoa com depressão.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.