Como saber se ela é a mulher certa para você se casar?

A escolha da pessoa com quem iremos nos casar é uma das mais importantes em nossa vida. Não podemos ser levianos nessa escolha. A paixão pode muitas vezes influenciar nossa escolha e nos impedir de prever futuros problemas que podem..

Bruno Fernandes de Lima

O casamento é, sem dúvida, uma das mais sérias decisões que tomamos na vida. Muitas pessoas não compreendem a importância dessa decisão na vida de uma pessoa. Quando decidimos nos casar, estamos prestes a mudar nossas vidas para sempre, juntando nossa história à de outra pessoa. Independente de um casamento durar para sempre ou alguns meses, as consequências dessa escolha são permanentes. Uma pessoa que se casa nunca mais será solteira novamente, nunca mais será a mesma, e principalmente se o casal traz filhos ao mundo.

Logo, a escolha da pessoa com quem vamos casar não pode de modo algum ser feita de modo leviano. Uma escolha errada pode nos trazer problemas talvez insolúveis, muita dor e sofrimento, em alguns casos tanto para o casal como para muitas outras pessoas. Assim, um rapaz que está em busca de sua companheira deve levar a tarefa muito a sério.

Amizade

A escolha começa já nos primeiros contatos com moças. O rapaz precisa fazer muitas amizades e se relacionar com muitas moças. Precisa estar atento aos seus próprios sentimentos, estar sensível às afinidades que vai desenvolvendo. É preciso ampliar ao máximo o círculo de contatos, conhecer o maior número de garotas, para assim aumentar a probabilidade de encontrar uma pessoa com quem tenha maior afinidade e maiores chances de iniciar um relacionamento bem-sucedido.

Namoro

A etapa seguinte é a do namoro. Um rapaz não deve hesitar em iniciar um relacionamento com uma pessoa com quem tenha afinidades e que demonstre ter os atributos que procura em sua futura esposa. A fase do namoro é uma “fase de testes”. É o momento para o casal se conhecer e descobrir se realmente tem chances de dar certo. Costumo dizer que o namoro não é um momento para romantismo, mas para se usar a razão. Não é o momento para acreditar que “o amor supera tudo”, ou seja, o rapaz não deve fechar os olhos para os defeitos da moça que ele sabe que não será capaz de suportar quando forem casados. É o momento de abrir os olhos e analisar, de modo racional, se o relacionamento pode ou não evoluir.

Isso às vezes é difícil, pois nessa fase é comum o rapaz desenvolver um forte sentimento em relação à namorada, especialmente quando há forte atração física. Mas lembre-se que os desafios de uma vida a dois são muitas vezes enormes, e a convivência constante geralmente acaba por tornar mais evidentes problemas que antes não eram percebidos ou que eram simplesmente ignorados, o que faz com que a relação sofra um desgaste que acaba por destruí-la.

Advertisement

Obviamente, o rapaz não deve procurar por uma moça perfeita, pois é certo que nunca a encontrará. Mas ao conhecer melhor a moça com quem se relaciona, deve analisar se é capaz de conviver com os defeitos dela e se será capaz de amá-la por toda a vida. É muito importante que haja diálogo entre os namorados. O casal deve conversar constantemente, de modo totalmente honesto, e expor um ao outro suas preocupações, seus anseios, suas metas e seus projetos de vida. Devem conversar sobre a possibilidade de virem a se casar e o que precisam fazer para se prepararem.

Se o rapaz perceber que existem defeitos em sua namorada que podem comprometer a felicidade do casal no futuro, ele deve primeiramente conversar sobre isso com ela. Caso perceba que não haverá mudança e que existe o risco de haver problemas sérios em sua vida de casados, o melhor a fazer é terminar o relacionamento. O rapaz deve fazer isso sem nenhum peso na consciência. O fim de um casamento tem consequências muito mais sérias, causa muito mais danos e muito mais sofrimento do que o fim de um namoro.

Qualificar-se para o casamento

Talvez, a coisa mais importante que um rapaz pode fazer para encontrar uma boa esposa é primeiramente se qualificar para ser um bom marido. O rapaz precisa estar à altura daquilo que está buscando em sua futura companheira. Talvez, o rapaz enfrente dificuldade em encontrar sua companheira, mas de modo algum deve rebaixar seus padrões nem se contentar com qualquer coisa, pois é a sua felicidade pelo resto de sua vida que está em jogo. Deve frequentar os lugares certos, fazer as coisas certas e buscar conselho com as pessoas certas. Deve sempre se relacionar com pessoas que compartilham de suas crenças e que acreditam nos mesmos valores em que acredita.

Eu escolhi minha esposa porque, ao analisar seu comportamento, percebi que ela seria uma excelente mãe para os meus filhos. E o tempo me mostrou que eu estava certo.

Toma un momento para compartir ...

Bruno Fernandes de Lima

Bruno F. de Lima é bacharel pela Universidade Federal de Pernambuco, professor de Inglês e Português, poeta e escritor.