Como manter o bom humor perante uma pessoa pessimista

Reflexões sobre a importância de manter o otimismo no convívio com pessoas negativas, inspirando-as a mudar de comportamento.

7,676 views   |   61 shares
  • Infelizmente, pessoas pessimistas estão em toda parte, seja no trabalho ou mesmo na família transformando tudo com suas visões distorcidas e negativas do mundo. Não importa o que se diga, elas sempre apontam situações difíceis e colocam impedimentos em tudo. O pessimismo é como ácido que corrói e provoca má impressão em tudo, destruindo cada pensamento positivo que entra na mente.

  • Atitude positiva

  • Não é tarefa fácil lidar no dia a dia com pessoas assim, mas como nem sempre é possível evitá-las, vale pensar em maneiras de resguardar-se de seus pensamentos, evitando que o pessimismo nos contamine também. Pessoas pessimistas geram cansaço no ambiente que atuam, tendem a mudar o foco das pessoas, pois desanimam com tantas críticas. Detectar o pessimista é uma forma de relevar seu comportamento não permitindo ser manipulado. Independente de opiniões contrárias, assuma uma atitude positiva e não perca o foco das realizações que você pretende executar. Aprenda, pois, a lidar com a atitude pessimista de maneira contrária, mantenha-se focado nas coisas certas, em vez de ser influenciado pelo negativismo. Invista em atitudes positivas e encoraje uma visão mais positiva do mundo.

  • Gentileza

  • Claro que você, como todo mundo, quer distância de pessoas que tendem a colocar as pessoas tristes ou inseguras. E em alguns momentos isso até é sábio, afinal não estamos sempre tão motivados a ponto de não nos deixar influenciar. Mas é importante pensar sobre nossa responsabilidade em relação aos que nos rodeiam: Será que não nos cabe nenhuma parcela de auxílio ao pessimista que, de alguma forma, convive conosco? Reflita: quanto mais isolado, mais negativo ele se tornará, então ao nos afastar totalmente dele, além de não ajudá-lo, ainda estamos prejudicando. Pessoas que só sabem criticar não são assim porque se comprazem em fazer comentários negativos a respeito de tudo e todos, elas são assim por serem extremamente infelizes e não conseguem enxergar nada de bom no mundo. Agir com gentileza com as pessoas que nos cercam é sempre recomendável e, invariavelmente, nos fará bem. Lembre-se, pois, de ser gentil e benevolente para com aqueles que são negativos.

  • Opte pelo bom humor

  • É natural que haja troca de influências entre pessoas que convivem juntas, pois seja você a influenciar os outros; escolha manter o bom humor. Tudo na vida tem um lado positivo e outro negativo; dedique-se a buscar o que há de bom nas pessoas e situações. Você não tem capacidade de transformar uma pessoa pessimista, mas pode muito bem inspirar a ela essa mudança através do seu exemplo. O primeiro a ser beneficiado por essa atitude é você mesmo, pois em você surgirá o bom ânimo com tamanha força que se transportará para o ambiente, facilitando as coisas para você. Fazer a escolha de lidar com pessoas pessimistas de uma maneira positiva é sempre a melhor opção. Quanto mais as pessoas optam por ser positivas, maior é o impacto nas pessoas negativas. Combata a crítica com elogios, isso pode transformar a pessoa negativa e ensiná-la a conviver melhor com os outros.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Como manter o bom humor perante uma pessoa pessimista

Reflexões sobre a importância de manter o otimismo no convívio com pessoas negativas, inspirando-as a mudar de comportamento.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr