É saudável comer frutas e verduras congeladas?

Frutas e verduras estão no cardápio diário, ou pelo menos deveriam estar. São fontes de vitaminas, sais minerais e algumas até de proteínas. A questão é: congelar é saudável?

Stael Ferreira Pedrosa

Quem quer ter uma boa saúde não abre mão de frutas, legumes e verduras, importantes para a regulação orgânica. Se consumidos diariamente, ajudam a manter o peso, equilibram o trânsito intestinal, beneficiam o coração e ajudam a evitar doenças. Segundo o epidemiologista, Wei Bao, dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, “um indivíduo que come cinco porções diárias de vegetais tem uma redução de 25% no risco de morrer por qualquer doença em comparação com quem quase não os consome”.

No entanto, na correria do dia a dia, sendo morador urbano é difícil ter frutas, verduras e legumes fresquinhos e orgânicos. O ideal seria colhê-los em hortas caseiras sem agrotóxicos, regados com água de nascente, sem flúor, sem cloro, etc. Afinal, flúor (subproduto do alumínio) pode até combater cáries, mas não deveria ser ingerido na água. Já o cloro foi a primeira arma bioquímica utilizada na I Guerra Mundial – o gás clorídrico (água e cloro) que era lançado em vapor contra as tropas inimigas causando milhares de mortes e que hoje nós tomamos na nossa água!

Embora não haja muito que se possa fazer em relação à questão da qualidade da água, ainda assim podemos utilizar os alimentos para ajudar na promoção da saúde. Incluir frutas, legumes e verduras nas refeições diárias ainda fazem isso pelo organismo.

A solução para quem tem pouco tempo é utilizar as hortaliças congeladas. No entanto, muitos pais se perguntam: “Estou realmente dando o melhor alimento para meus filhos?”. Estou ingerindo algo que faz bem à minha saúde? Embora haja uma associação por parte da população entre congelado e baixo valor nutritivo, isso geralmente não se aplica às hortaliças. O congelamento feito de maneira adequada limita muito a perda de nutrientes e pode-se consumir ainda um alimento com preservado valor biológico. Embora não totalmente.

Processos que diminuem o valor biológico dos vegetais

1. Colheita antecipada

Sabe-se que o alimento maduro está no ápice de seu valor nutricional, porém, transportar vegetais maduros costuma causar danos a estes. Então, para evitar os danos oriundos da manipulação e transportes, as frutas e legumes são colhidos antes de maturar e assim eles não alcançam seu nível nutricional máximo.

Advertisement

2. Métodos de corte e cozimento

Métodos de corte (em pedaços muito pequenos), cozimento em água ou armazenar por muito tempo na geladeira são fatores que diminuem o valor nutricional dos alimentos. Por isso compre e use o mais rápido possível, pois os vegetais começam a deteriorar a partir de 3 dias na geladeira. Caso queira comprar para mais tempo, compre congelados ou cozinhe e congele.

Cuidados ao alimentar-se

Não se deve ingerir um único tipo de vegetal em todas as refeições. Quanto mais variada a presença de legumes e verduras no cardápio, melhor. Por exemplo, alguns alimentos como espinafre e carambola, contém alto teor de oxalato de cálcio. Se ingeridos todos os dias podem causar cálculos renais. Portanto, o melhor é ingerir em sistema de rodízio.

Para cozinhar prefira o vapor ou panela de pressão – que cozinha rápido e diminui a perda nutricional. Cozinhe com a casca sempre que possível. Para isso os alimentos devem ser bem higienizados.

Para congelar legumes em casa

  • Corte em cubos ou rodelas

  • Mergulhar em água fervente por dois a seis minutos

    Advertisement
  • Passe imediatamente para um recipiente com água gelada (contendo cubos de gelo) por dois a seis minutos

  • Escorra bem, coloque em um recipiente (de preferência de vidro ou plástico livre de bisfenóis)

  • Leve ao freezer e deixe congelar

  • Após o congelamento, retire da embalagem, coloque em saquinhos próprios e remova todo o ar.

  • Volte para o freezer

    Advertisement

Para congelar frutas

As frutas podem ser congeladas em forma de polpa, suco, purê, em pedaços ou inteiras. Não precisam ser passadas em água quente e geralmente cada fruta tem um processo próprio que pode envolver a adição de ácido ascórbico para a preservação, como a maçã. Para um guia completo veja este site.

Para descongelar, tire do freezer e deixe na geladeira de um dia para o outro. O degelo gradual e feito sob refrigeração evita que haja crescimento de bactérias durante o processo.

Então, para quem não tem acesso a vegetais frescos, é melhor congelar que não comer.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.