5 coisas que você deve ABANDONAR antes de se tornar pai

Prepare-se para essa nova vida, esse novo formato de família. Descubra coisas essenciais que você precisa observar e mudar.

Cibele Carvalho

Apesar dos pais, maridos e companheiros não sentirem as mudanças físicas em seus corpos assim como as mães sentem, eles também passam por um mundo de mudanças com a chegada dos filhos.

Dessa maneira, igualmente precisam adaptar-se a essa nova realidade. E às vezes possuem menos tempo de convivência com os filhos, o que pode atrapalhar algumas mudanças, pois a convivência ensina muito.

Segundo um estudo de Psicologia da Universidade Franciscano no Rio Grande do Sul, acredita-se que os pais podem sofrer muito no início dessas mudanças, devido às privações que surgem com a chegada dos filhos, por isso a importância de saber, preparar-se antes da chegada do bebê, eis algumas dicas:

1. Gastos extras com futilidades

O orçamento familiar é afetado de uma forma histórica após o bebê, as fraldas, o leite, etc. e etc. Então, os pais, a fim de facilitar e evitar conflitos posteriores em seu casamento, podem dar aquela ajuda essencial preparando tabelas de gastos, organizando os gastos e despesas, isso ajudará a manter o equilíbrio na casa, já que a mulher nessa fase encontra-se tão ocupada.

Prepare-se para eliminar gastos da vida de solteiro ainda guardados, ou até mesmo alguns gastos da vida a dois, esteja disposto a abrir mão de algumas futilidades, como sair com os amigos toda semana.

Advertisement

2. Piadas ou comentários contendo palavrões

Referindo-se ainda ao estudo de psicologia citado acima, tratando-se esse das emoções paternas durante e após a gestação familiar, afirma-se que os sentimentos do pai já estão voltados para o filho mesmo durante a gravidez.

Dessa forma, talvez essa mudança aconteça simplesmente sem que você note ou perceba, devido a sua preocupação em tornar-se um bom pai, mas, caso isso não aconteça, observe sua linguagem, suas palavras e comece a refrear os palavrões, piadas obscenas e coisas que não deseja que seu filho aprenda e repita.

3. Falta de cuidado com as regras de trânsito

Uma das alterações de personalidade que você precisa fazer é seu comportamento no trânsito, sua forma de seguir ou deixar de seguir as regras de trânsito. Agora está em suas mãos o cuidado não apenas de sua vida, mas de uma criança indefesa que precisa ser protegida no trânsito também.

Aprenda a reduzir a velocidade, não fazer ultrapassagens perigosas, descubra como colocar as cadeirinhas e as amarrações mais seguras para elas dentro do seu veículo.

4. Defeitos ou traumas excessivos

“Não há modo de mandar, ou ensinar, mais forte e suave de que o exemplo.” (José da Silva Martins).

Advertisement

Antes mesmo da chegada do bebê, é preciso pensar, conversar como casal, e definir alguns pontos que precisam mudar, especialmente pontos mais problemáticos que já podem estar afetando seu casamento, isso prepara e facilita a vida a dois, evitando maiores problemas e transtornos futuros.

Pense em seu comportamento como marido e descubra quais defeitos você deve eliminar da sua vida. Caso perceba que não consegue sozinho, busque ajuda qualificada, faça sacrifícios para tornar-se um bom pai.

5. Preguiça ou folga ao chegar em casa

Sua vida não é a mesma, encare isso em todos os aspectos. Sua casa não é a mesma, sua esposa precisa da sua colaboração e ajuda, ainda que ela tenha ficado o dia todo em casa, um bebê passa horas grudado no peito da mãe, sabia?

Então, chegue em casa e seja gentil e útil para sua esposa, faça coisas simples sem que ela tenha que ficar pedindo o tempo todo, torne-se proativo nas tarefas domésticas.

As transformações e adaptações da vida conjugal após os filhos tornam-se indispensáveis, afinal, seu papel, posição e qualificação agora é maior e muito importante, você é pai de família!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.