4 escolhas para fortalecer seu casamento

Há pequenas escolhas diárias que fazem seu casamento ficar ainda mais forte. Saiba quais são!

Evelise Toporoski

A vida é feita de escolhas, e muitas delas refletem em nosso relacionamento. Pequenas escolhas diárias podem esfriar ou manter um casamento duradouro.

O casal coach de relacionamentos Mario e Diane dão palestras pelos Estados Unidos e Canadá com o objetivo de ensinar os casais a viverem felizes depois do casamento.

Estas são algumas dicas deles:

1. Sejam leais

Aconteça o que acontecer, esteja lá quando seu parceiro precisar, nos momentos bons e ruins. Valorize a pessoa que está ao seu lado em momentos de turbulência, ele ou ela realmente se importa com você!

Mario e Diane também acreditam que ser leal é estar de acordo um com o outro mesmo quando vocês não estão juntos. Eles aconselham a ficar longe de fofocas a respeito de seu parceiro. Não espalhe fofocas ou fale mal do seu parceiro quando estiver longe dele.

Advertisement

O líder religioso Whitney Clayton reforça esta questão da lealdade abordando outro ponto importante – a maneira como vocês utilizam as redes sociais. “A lealdade é uma forma de respeito. (…) casais bem-sucedidos são ferrenhamente leais um ao outro. Eles mantêm seu uso da mídia social plenamente digno em todos os aspectos. Não se permitem ter experiências pessoais secretas na internet”.

2. Amar também é doar

Os especialistas Mario e Diane comparam o casamento como se fosse uma conta conjunta. Os titulares só podem retirar o que colocam, mas quanto mais é investido, mais “lucro conjunto” eles colhem! Ou seja, em um relacionamento forte há dedicação, você vai doar seu tempo, talento, carinho para receber muito mais em troca do que imagina.

É claro que em um relacionamento saudável cada um precisa ter a sua individualidade, mas quando há o desejo de servir e ajudar ao parceiro espontaneamente, a relação ficará ainda mais fortalecida.

3. Sejam verdadeiros

Todo relacionamento vai passar por certa dificuldade. O que diferencia os casais é como eles vão passar juntos por este obstáculo. Nesses casos, escolha sempre a verdade!

Por exemplo, quando você fez algo que certamente vai magoar seu parceiro, mais dolorido que possa ser para o outro, é melhor que você conte a verdade do que uma mentira para amenizar a situação. Logo, a outra pessoa descobre o que realmente aconteceu e a confiança é quebrada. Mesmo que a pessoa não descubra, como fica a sua consciência depois de mentir para a pessoa que você jurou lealdade?

Advertisement

4. Mantenham a fé

Continuem tendo fé em Deus e no relacionamento de vocês – esta é uma chave importante para manter o relacionamento, segundo Whitney Clayton. “A fé é o alicerce de toda virtude que fortalece o casamento. O fortalecimento da fé revigora o casamento. A fé aumenta ao cumprirmos os mandamentos na mesma proporção que crescem a harmonia e a alegria de seu casamento. Portanto, o cumprimento dos mandamentos é fundamental para estabelecer um casamento sólido. Observem e aprendam: a fé no Senhor Jesus Cristo é o alicerce de um casamento eterno e feliz”.

Ter esta atitude de fidelidade a Deus é um caminho para que o casamento seja ainda melhor. Por isso, continuem indo à igreja juntos, orem juntos e qualquer dificuldade ficará ainda mais fácil de ser resolvida.

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!