Estudo aponta que pessoas que enrolam para acordar de manhã são mais inteligentes

Novos estudos mostram que não são os madrugadores que levam a melhor. E as empresas que são mais flexíveis com horário de trabalho, levando em conta o sono dos seus empregados, têm mais sucesso.

6,310 views   |   109 shares
  • Num artigo da BBC, o autor afirma que, "Para cientistas, acordar cedo afeta a produtividade de trabalhadores". Isso parece ir contra o senso comum que diz que os madrugadores sempre levam a melhor e são mais inteligentes. Estudos mostram que os mais inteligentes "enrolam" para acordar...

  • Se você pensou como o Chapolin, que diria: "Desconfiei desde o princípio", você está certo.

  • Sono: Recurso que empresas estão menosprezando

  • "O sono é um recurso estratégico que muitas empresas estão ignorando", é o que diz um estudo feito por Cristopher Barnes, professor de administração na Universidade de Washington. Segundo Barnes, nas empresas que são mais flexíveis com os horários de trabalho, os funcionários são menos estressados, mais concentrados e inovadores. Ao contrário, nas empresas que são rígidas demais com horário de entrada, os trabalhadores tendem a cometer mais erros graves e a se envolverem mais em acidentes de trabalho.

  • Jetleg social: Nossos organismos fora do fuso horário correto

  • Till Roenneberg, professor de Psicologia Médica da Universidade Ludwig-Maximillian, de Munique, afirma que "70% das pessoas acordam mais cedo do que deveriam, se o objetivo delas era estarem descansadas e produtivas". Outro cientista, Ryan Orson, comenta: "Há um velho ditado que diz que dormir é para os fracos. Mas sinto uma mudança de atitudes e que as pessoas perceberam que não adianta privar as pessoas de sono. As empresas agora começaram a ouvir".

  • Pessoas que enrolam para acordar são mais inteligentes?

  • Parece que sim, e é isso que afirma uma outra matéria, que diz que "Quem demora para acordar de manhã, são mais inteligentes". Citando estudos com mais de 20 mil pessoas, a matéria diz que ficou patente que os que dormiam tarde durante a semana, mas dormiam cedo nos fins de semana, tinham um QI maior do que os que dormiam e levantavam cedo todo dia. Resumindo: os estudos mostraram que os mais difíceis para acordar cedo demonstraram ser mais inteligentes.

  • Algumas grandes empresas estão percebendo isso

  • Empresas que estão se conscientizando disso, estão flexibilizando os horários de entrada dos funcionários, sem, contudo, prejudicar os funcionários que gostam de acordar cedo: os que chegam mais tarde precisam compensar atendendo e-mails, por exemplo, fora do horário de serviço.

  • Advertisement
  • A ideia é que pessoas diferentes (umas mais inteligentes do que as outras), sejam tratadas de forma diferente, para que produzam o máximo de seu potencial. Sempre existirão pessoas mais inteligentes e menos inteligentes do que nós. Devemos aceitar isso como coisa normal da vida.

  • Pessoas trabalhadoras e pessoas criativas

  • Ninguém deve se sentir inferior por ser menos "criativo", "inovador" ou "menos inteligente" do que os outros colegas. O mundo precisa de todo mundo: dos inovadores e dos trabalhadores incansáveis. Todos são importantes. Os que criam (e muitas vezes também lideram) precisam dos que são bons trabalhadores, e que gostem de rotina, de saberem sempre o que devem fazer, sem terem de ficar forçando a mente para aprenderem coisas novas todo dia.

  • O mundo tem lugar para todos

  • O mundo precisa de todo mundo: dos inovadores e dos trabalhadores incansáveis. Todos são importantes. Os que criam (e muitas vezes lideram) dependem dos que são bons trabalhadores, e que gostam de rotina, de saberem sempre o que devem fazer, sem ter de ficarem "aprendendo" coisas novas todo dia.

  • Inteligência

  • Dicionários definem a inteligência como sendo a capacidade de as pessoas compreenderem (e resolverem a contento) os novos problemas e conflitos que surgem, e de se adaptarem às novas situações que surgem onde quer que estejam.

  • Dizem também que os mais inteligentes são mais preguiçosos do que os outros, porque se enfadam rapidamente com coisas corriqueiras demais. Por isso, não são bons em levantarem muito cedo para trabalhar ou frequentarem escolas que têm currículos básicos demais.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!

Website: http://blog.higinocultural.com

Estudo aponta que pessoas que enrolam para acordar de manhã são mais inteligentes

Novos estudos mostram que não são os madrugadores que levam a melhor. E as empresas que são mais flexíveis com horário de trabalho, levando em conta o sono dos seus empregados, têm mais sucesso.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr