Reclamar demais faz estas 6 coisas para a saúde

Reclamar traz mais motivos para reclamar. Traz problemas de saúde e de socialização. E, pior, não resolve nenhum problema e engorda. Você ainda quer reclamar?

Stael Ferreira Pedrosa

Um estudo da Universidade de Stanford sobre o hábito de reclamar trouxe achados surpreendentes em seus efeitos sobre a saúde. Segundo os pesquisadores, 30 minutos de negatividade por dia – seja de si mesmo ou vindo de outra pessoa – já é suficiente para lesar o cérebro, diminuir a capacidade cognitiva e prejudicar a memória. Isso porque o estresse causado (ou que leva à reclamação), além de prejudicar as conexões neurônicas, fazem o organismo produzir cortisol, hormônio que controla o estresse, que em excesso, é prejudicial.

Já há algum tempo, os seguidores de linhas de pensamento positivo, como os fãs de Norman Peale, Wattles ou de Rhonda Byrne, já apregoavam que cada um atrai aquilo que sente. Segundo tais teóricos, existe um campo quântico que recebe nossas emoções ou condicionamentos e os torna em realidade. Wattles o chama de “massa amorfa”, Rhonda Byrne de “Universo”.

Mas, independente de funcionar ou não tais crenças, fato é que a ciência tem comprovado a relação entre os pensamentos negativos, reclamação e tristeza e má saúde. No entanto, o contrário também foi confirmado por cientistas do Centro médico da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, o pensamento (e atitudes) positivas promove a saúde.

Se reclamar faz mal, torna qualquer pessoa chata, engorda e estressa, porque não evitar? Veja abaixo o que pode acontecer com o corpo de quem tem o hábito de reclamar:

1. Diminui a inteligência

Sim, já que afeta as funções neurônicas, diminui a capacidade cognitiva (de aprender) e prejudica a memória.

Advertisement

2. Causa depressão

A saúde deve ser global – mens sana in corpore sano, como dizia Juvenal, portanto, a dificuldade social que a pessoa que reclama vem a experimentar, pode se tornar em sentimentos depressivos, isolamento social e depressão. Em idosos, o isolamento social (ainda que involuntário) pode aumentar em 14% a mortalidade.

3. Aumenta a pressão arterial

Quem reclama está sentindo e aumentando a sensação de ansiedade, estresse, raiva, rancor e sentimentos similares que são nocivos ao coração. Uma alta dose de estresse acelera os batimentos cardíacos, aumenta a pressão arterial e predispõe a um infarto ou AVC.

4. Favorece o ganho de peso

Quem reclama está mais exposto ao estresse e à superdosagem de Cortisol no sangue. Segundo site minha vida, o excesso de cortisol causa perda de massa muscular, aumento de peso, e até mesmo a Síndrome de Cushing parece ter ligação com altos níveis de cortisol na corrente sanguínea.

5. Causa disfunção hepática

Em um estudo publicado na revista Gastroenterology, pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, concluíram após estudo inédito que stress, ansiedade ou depressão aumentam o risco de morte por doenças no fígado. É a primeira vez que uma pesquisa científica estabelece relações entre altos níveis de stress emocional e óbito causado por problemas hepáticos.

6. Diminui a imunidade

Nosso corpo tem um complexo sistema de defesa, o sistema imunológico, que trabalha continuamente no sentido de nos livrar de agentes infecciosos e outras agressões externas. O excesso de cortisol liberado pelo contínuo estresse afeta sistema imunológico deixando-o fraco e desprotegendo o organismo, deixando-o à mercê de agentes infecciosos.

Advertisement

Embora o seu corpo possa sofrer com os efeitos do estresse que a reclamação traz, é possível mudar esse comportamento e ter uma saúde melhor.

Segundo vários escritores de livros de autoajuda, o “remédio” para parar de reclamar é ser grato. Cultive a gratidão e a paz interior todos os dias. Você pode até não acreditar, mas faça assim mesmo. Afinal, ser grato torna qualquer pessoa mais feliz, menos estressada e consequentemente, mais saudável.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.