Estudo aponta que homens são mais fofoqueiros que mulheres

Pesquisas concluíram que os homens, e não as mulheres como reza a tradição, são os mais fofoqueiros.

Stael Ferreira Pedrosa

Segundo uma pesquisa do Kaspersky Lab, o uso das mídias sociais pela maioria das pessoas é uma busca por aprovação social. Neste aspecto os homens são mais preocupados com a popularidade que as mulheres numa média de 24% dos homens contra 17% das mulheres.

Os pesquisadores entrevistaram 16.750 usuários de redes sociais no Brasil e em mais de 18 países. Todos acima de 16 anos de idade e com amostragem igual no número de homens e mulheres.

Em busca da aprovação social na forma de likes, os homens se dispõem a postar fotos de amigos e outros e até de si mesmos em situações constrangedoras, bem como se mostraram dispostos a contar histórias falsas.

A lealdade com o segredo dos outros também foi um dos parâmetros. A pesquisa mostrou que os homens têm maior tendência em se abrir sobre assuntos privados que as mulheres, ainda que o assunto se referisse a amigos, colegas de trabalho e até mesmo de seus chefes. O número de homens que trocaria o segredo de um amigo por likes foi de 12% contra 6% das mulheres. Já os que trocariam os colegas de trabalho por um “joinha” foi de 14% de homens, enquanto as mulheres que o fariam é de 8%. E, incrivelmente, 13% dos homens entrevistados colocariam seus empregos em risco fofocando sobre o chefe nas redes sociais, o que também fariam 8% das mulheres entrevistadas.

Tais resultados levando em conta a amostra de diversos países, bem como diferentes faixas etárias e o número igual de homens e mulheres entrevistados, corrobora outra pesquisa anterior. O estudo do Instituto OnePoll, que entrevistou 5 mil pessoas na Inglaterra, mostrou que em 22 dias homens fofocaram quase nove horas a mais. Diante de tais evidências, os resultados são conclusivos:

Advertisement

Os homens são mais fofoqueiros que as mulheres. Mas, diferente dessas, que criticam umas às outras, os homens contam vantagem, criam histórias sobre outros e sobre si mesmos e mentem.

Qual a causa desse comportamento masculino?

Psicólogos deste site sugerem que os resultados mostram as inseguranças masculinas e suas limitações. Segundo o site, a pose e o “contar vantagem” servem para camuflar tais sentimentos e passar uma ideia de inatingível, de macho alfa. Também um profundo desejo de ser querido e de receber ou reter a atenção das pessoas. O indivíduo realmente seguro de si não precisa de tais mecanismos para se sentir visto e desejado.

Tais posturas e comportamentos, suas histórias e mentiras, suas vantagens lhes dão aquilo que eles mesmos julgam interessante socialmente. O tipo de atenção que eles pensam que os outros (assim como eles) desejam. “Ou seja: tornam-se eles próprios a personificação do desejo”.

Como é visto tal comportamento?

De acordo com o psicoterapeuta, José Angelo Gaiarsa, há uma diferença entre a fofoca masculina e a feminina. “(…) por natureza os homens se exibem mais que as mulheres, querem saber do dinheiro do vizinho, quem recebeu uma promoção na empresa e quem está ‘pegando’ quem… A abordagem muda e a postura também, eles são mais venenosos do que elas”. Para Leandro Karnal, historiador e professor da USP, “(a fofoca) … estabelece laços e eles podem ser importantes. É uma forma de preconceito que constrói uma rede política. Falo mal de um terceiro a um segundo para reforçar intimidade. Também é uma maneira de lidar com minhas dores, já que o alvo de ataque é ambíguo na admiração/medo/desprezo que sinto.”

Como identificar o fofoqueiro?

A psicóloga Sherrie Campbell em entrevista ao site Entrepreneur lista 6 evidências que identificam um fofoqueiro:

Advertisement

1. Ele é uma pessoa imatura

2. É uma pessoa carente e deseja atenção a todo custo

3. São invejosos

4. Eles contam segredos a quem acabaram de conhecer

5. Têm um ego superdesenvolvido e tendem a ser emocionalmente instáveis.

6. São manipuladores

Caso se depare com alguém assim, evite dar muita atenção ou contar seus próprios segredos a ele. Assim como falam de outros, falarão de você também.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.