5 coisas que você não deve falar a pais adotivos

A adoção ainda é tabu para muitas pessoas que acabam dizendo coisas negativas para os pais do coração.

Michele Coronetti

A adoção é um ato de amor. Para muitas pessoas que sonham com a paternidade, ter um filho do coração é a melhor saída. Apesar do processo ser lento e da ansiedade fazer parte do dia a dia, o amor que reina no lar quando um filho é recebido faz com que todo o transtorno do processo seja esquecido.

Mães e pais biológicos ouvem muitos comentários desnecessários que poderiam ser evitados e não é diferente com as mães e pais do coração. Eles também gostariam de que frases como estas fossem evitadas:

1. Porque escolheram esta criança e não uma outra?

Para os pais que adotam nem sempre é possível escolher como a criança é, sua cor ou raça, seu sexo ou mesmo sua idade. Não é como ir ao supermercado e analisar o rótulo e a marca do produto para verificar se realmente vale a pena investir nele. Além disso, existe algo que se chama afinidade e que deve ser sentida claramente pelos pais que desejam adotar e pela criança. E depois, com todo o amor que haverá no lar, não importará se a criança é menino ou menina, se é branca ou negra, apenas que eles são uma família.

2. Mas ela é a cara do teu marido! Será que..

Não existe nada pior do que colocar a integridade do pai adotivo em pauta. Essa frase muitas vezes nem é dita, mas é claramente sentida pelo olhar ou amenizada com outra: “Como ela é parecida com vocês!”. As pessoas se tornam semelhantes devido à convivência e muitos traços são comuns a maioria das pessoas. Antes de julgar é bom pensar um pouco para não ferir alguém ou até destruir um lar.

3. Mas vocês são casados há 10 anos. Por que demoraram tanto tempo para adotar?

Cada pessoa tem o seu tempo. E muitos casais insistem em trazer um filho biológico, muitas vezes recorrendo a tratamentos e processos que nem sempre funcionam como gostariam. E mesmo que o casal nem tente fertilizações depois do casamento e espere alguns anos para adotar, isso é uma decisão deles. Assim como casais férteis evitam gestações por um tempo, casais inférteis podem não se sentir à vontade em adotar logo no início do casamento ou terem outros motivos.

Advertisement

4. E se ao final do processo vocês perderem a criança?

Não poder ter filhos já é doloroso para a maior parte dos casais inférteis. Precisar aguardar o tempo da justiça brasileira causa muita ansiedade e preocupação e ter que ouvir uma pergunta como essa só piora a situação. Ser positivo e apoiar será muito melhor, pois o casal já tem esta dúvida em seu coração e espera com fé que a criança escolhida possa continuar com eles.

5. Como vocês podem saber se essa criança não se tornará alguém que fará mal à família?

Essa pergunta realmente é complicada. Porque mesmo entre os filhos biológicos não tem como saber quem eles se tornarão ao crescer. Há muitos casos na história em que os pais eram pessoas boas, mas seus filhos se tornaram o oposto. Independe do vínculo consanguíneo.

Ainda existem muitas coisas que não se deve falar para pais adotivos. Respeitando a individualidade de cada um e agindo positivamente, as crianças, adotadas ou não, sentirão maior segurança, pois saberão que seus pais também estão seguros com respeito a suas decisões e unidade familiar.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.