4 formas para vencer o medo

O medo é um sentimento de alerta essencial para nossa vida, mas quando suas proporções nos impedem de levar uma vida sadia é o momento de buscar ajuda.

Renata Finholdt

Todos nós conhecemos bem a sensação do medo. Ele é nosso companheiro para nos alertar de situações quase sempre desconhecidas.

O problema é quando o medo toma proporções que nos impossibilitam de agir. Muitas pessoas enfrentam esse problema e precisam aprender a colocar esse sentimento de lado a fim de que possam viver com mais alegria.

Medo de voar, de dirigir, de cachorro, de altura, de dentista, de doença, são tantos os tipos de medo relacionados que passaram a ser motivo de estudo e pesquisa. Não importa qual o seu tipo de medo, ter a coragem de agir contra ele já é o início da jornada para vencê-lo.

1. Seja racional

O medo que sentimos é irracional na maioria das vezes, parte de nosso cérebro é a responsável por isso, ela está alerta aos riscos e por isso temos a sensação de medo. Mas muitas das vezes esses riscos são exagerados, por exemplo, medo de dirigir.

As pessoas que têm medo de dirigir normalmente o sentem porque imaginam que podem machucar ou matar outra pessoa, se envolver em graves acidentes, perder o controle do veículo e simplesmente desistem de tentar; porém, se esquecem de que há formas cuidadosas de dirigir, há cursos, regras que são feitas justamente para garantir a segurança do condutor, dos passageiros e pedestres.

Advertisement

Racionalizando sobre isso, sobre todos os cuidados que pode se ter para que acidentes não aconteçam é provável que apareça o desejo de tentar, e isso significa começar a vencer o medo.

2. Questione-se

Você já parou para pensar por que sente medo? Quais os motivos que lhe levaram, por exemplo, a sentir medo de cachorro? Questione-se e busque pensar positivamente, não deixe que o medo lhe impeça de agir.

3. Exponha-se ao medo

De maneira gradativa você pode se expor ao seu objeto de medo. Procure passar a mão em um cachorro manso com a ajuda de um amigo, sente-se no carro e fique ali por um tempo a fim de sentir como é estar na posição do motorista. Conheça uma aeronave por dentro, marque uma consulta com seu dentista para conversarem sobre seu medo. Se agir de forma gradual, se permitindo agir contra o medo, aos poucos conseguirá vencer o que atualmente está lhe vencendo.

4. Busque ajuda

Se o seu medo está atrapalhando sua vida, não permita que isso aconteça. Busque ajuda de um psicólogo para conversarem e iniciarem um tratamento contra isso. Há limites saudáveis para o medo, a partir do momento que ele está atrapalhando sua vida é preciso dar um basta nele.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.