5 coisas que somente a mãe pode ensinar para o filho

As mães devem ter em mente que tudo o que elas ensinam a seus filhos homens irá beneficiar algum dia a eles e a toda a sociedade.

Stael Ferreira Pedrosa

No ano passado uma notícia chocou o Brasil e o mundo: uma menina de 17 anos foi estuprada por 33 homens. É simplesmente uma das coisas mais horríveis para se ter notícia, mas infelizmente essas coisas acontecem. No Brasil, a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente. Ou seja, enquanto você lê este artigo, 5 mulheres sofreram violência.

Como mudar isso? Como parar o sexismo, o machismo e a cultura do estupro?

As mães podem ter um papel fundamental para evitar que no futuro esse tipo de coisa aconteça, não apenas ensinando sua filha a evitar passar por esse sofrimento, mas também ensinando seus filhos a respeitar e amar as mulheres – independente de quaisquer conceitos e condições.

As mães devem ter em mente que tudo o que elas ensinam a seus filhos homens irá beneficiar algum dia a eles e a toda a sociedade, e ainda mais importante é que esse benefício se estenderá àqueles que o filho dela irá encontrar, amar e compartilhar sua vida.

Por isso não deixe de ensinar estas 5 coisas a seu filho

1. A ser bom e ajudar aos outros

Toda criança deve ser ensinada a ser boa, a compartilhar, ajudar e querer o bem para o próximo. Quando os pais não agem dessa maneira, não adianta apenas falar. Mãe, seu filho precisa ver você sendo boa e ajudando aos outros. Ele precisa ver você perdoando, respeitando e falando bem dos que a rodeiam. Ele deve aprender a ser o primeiro a ajudar, a consolar e confortar os que sofrem.

Advertisement

Além disso, ele precisa ver como você age quando as coisas não acontecem da maneira que você queria. Como você lida com as frustrações. Se você é boa perdedora ou se fica maldizendo a derrota e o vencedor. Isso fará grande diferença na maneira como ele verá as pessoas que o rodeiam.

2. Que ele é tão especial quanto sua mãe diz que é, mas não é melhor que os outros

Ele precisa entender com sua ajuda que ele tem grande valor e que não há nenhum outro exatamente igual a ele ou que fará as coisas como ele faria. Ele precisa entender sua singularidade e seus talentos e habilidades únicos.

Que ele pode e deve controlar e mudar somente a si mesmo. Ninguém muda os outros e, portanto, ele nem deve tentar. Que ele jamais deve se comparar a qualquer pessoa além de si mesmo.

Que respeitar os outros – exatamente como eles são – sejam mulheres, crianças, idosos é sinal de integridade e caráter forte.

3. Encontrar algo que o eleve e dedicar-se a isso

Ensine ao seu filho que ele deve ter um objetivo para sua vida. Que ele deve encontrar suas paixões e aquilo que o eleva. Seja de cunho religioso, acadêmico, artístico, etc. E que ele deve se dedicar a isso, o que significa dar de si, aprimorar-se e fazer muito bem. Querer ser perfeito é irreal, mas buscar a excelência é algo gratificante.

Advertisement

4. Que ser gentil, amoroso e respeitoso com os outros não é sinal de fraqueza

Ensine-o que ele deve sempre estar pronto a levantar-se e defender o que é certo, a defender os mais fracos, os que não têm como fazê-lo por si mesmos, a mostrar bondade, gentileza e jamais brincar com os sentimentos dos outros. A não achar graça e nem repetir piadas racistas, sexistas, preconceituosas e degradantes de maneira alguma. E, que tudo isso tem maior valor quando não tem ninguém olhando.

Ele deve compreender que essas são características dos fortes. Os fracos e pequenos escorregam sempre para o desprezo, a maledicência, a zombaria, o comportamento imoral ou desonesto, o bullying e qualquer outra tentativa de diminuir o outro para parecer maior.

5. Não podemos fugir de nossas responsabilidades

Seu filho deve entender que lavar e passar uma roupa, saber cozinhar, arrumar, consertar as coisas são habilidades importantes e não “serviços de mulher” e que ele deve aprender para facilitar a própria vida. Além disso, ele deve entender que as tarefas a serem cumpridas dentro de casa têm o propósito de capacitá-lo e treiná-lo para ser autossuficiente. Que cumprir tais tarefas o ensinarão a cumprir com suas responsabilidades na fase adulta tanto no trabalho quanto dentro de sua futura família.

Ensine-o que um homem de verdade jamais negligencia ou tenta fugir de suas responsabilidades. Que ele entenda que cuidar de si mesmo é gratificante e que cuidar de sua família é uma honra.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.