Depressão feminina: 15 aos 60 anos, motivos mais relevantes em cada fase

O universo feminino é, infelizmente, favorecido pela depressão. Aprenda os sinais e sintomas mais comuns em cada fase da vida da mulher.

Cibele Carvalho

Segundo dados trazidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2012 cerca de 350 milhões de pessoas no mundo sofriam com depressão ou outros problemas mentais, sendo que mais de 50% dessas pessoas eram mulheres.

Isso ocorre por diversos motivos que podem afetar mais a vida feminina do que a masculina, como fatores sociais, biológicos, saúde física, entre outros.

Além desses fatores, especialistas indicam que a sensibilidade mental feminina é muito maior do que a masculina, sensibilidade essa, que pode acarretar em diversos problemas de saúde mental e física. Acompanhe:

Aos 15 anos

Durante essa fase, inicia-se o primeiro “balde de descarga” hormonal feminina!

Por volta dos 11 até aos 15 anos de idade, a menina-moça passa pela sua primeira menstruação, período que pode acontecer com normalidades, ou já apresentar sintomas físicos e psicológicos, tais como:

Advertisement
  • Doenças ultrainterinas (fertilidade)

  • Sentimento de rejeição (bullying)

  • Doenças juvenis mais comuns em meninas (bulimia, deficiências no corpo, etc.)

A mãe

Segundo a psicóloga e pesquisadora, Camila Seron, na fase da adolescência, a menina está formando sua identidade feminina, e o papel da mãe se faz mais necessário do que nunca nessa fase. A menina que visa adaptar seu corpo, suas escolhas e sua vivência no mundo social, precisa de um exemplo, um amparo e uma amiga acima de todas as outras amigas, uma heroína, a mãe.

Aos 30 anos

De acordo com o Departamento de Saúde Mental da OMS, uma a cada cinco mulheres que se torna mãe, pode sofrer com a conhecida depressão pós-parto.

Advertisement

Além disso, sabemos que atualmente o número de mulheres que sofrem com infertilidade tem aumentado bruscamente em todo o mundo, fator biológico este, que afeta muito o psicológico das mulheres nessa fase, onde pretendem tornar-se mãe.

O casal

Nessa fase o casal pode aprender a construir uma união mais forte, afinal, ambos lutam pelo mesmo motivo: sua família, seja com a chegada dos filhos ou a falta deles.

Aos 45 anos

Aqui um divisor de águas pode acontecer na vida da mulher, ou ela se sente realizada por tudo que já fez até então, ou pode sentir-se frustrada pelas suas escolhas e acontecimentos, surge então a crise da meia-idade.

A aparência

Especialistas indicam que a aparência é um dos primeiros motivos a preocupar uma mulher que sofre com crises de meia-idade, essa tenta recuperar sua juventude perdida por meio de roupas, mas não consegue, então aparecem os demais sintomas.

Aos 60 anos

Em alguns casos as mulheres nessa fase podem sentir-se deprimidas ou possuírem quadros psicológicos abalados essencialmente por dois motivos: Menopausa e a Síndrome do Ninho Vazio.

Advertisement

Segundo a especialista e Psicóloga Adriana C. R. Sartori, mulheres maduras, ao sentirem a perda do papel de cuidadora, função essa tão tradicionalmente ligada ao papel feminino, podem perder sua autoestima, achando que agora já “não servem para nada”.

Aliada a isso, por volta dos 50 anos ou até mesmo antes, aparecem os sintomas da menopausa, que descarrega novamente na mulher uma disfunção hormonal gritante!

A maturidade

Normalmente nessa fase a mulher já possui um pouco mais de maturidade para lidar com seus problemas, sejam eles ligados à sua saúde física ou psicológica, mas isso não quer dizer que ela não precise da ajuda de familiares (filhos e marido) e profissionais habilitados. Existem até mesmo hospitais destinados a tratar problemas específicos em idosos.

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.