4 atributos a desenvolver para nos tornarmos mais parecidos com nosso Salvador

Ser como Jesus Cristo nos proporcionará a maior felicidade que poderemos experimentar. Aprenda 4 atributos a desenvolver para se parecer mais com Ele.

Marcia Denardi

Vez por outra, tento me lembrar de como era minha vida antes de tê-la centralizada nos ensinamentos de Jesus Cristo. Geralmente, não consigo me lembrar muito bem, porque há quase uma década aprendi a colocar o Salvador como alicerce diário em minha vida e na de minha família. Mas quando faço uma força na tentativa de comparar meus dias com e sem Jesus Cristo, fico imaginando como passei tanto tempo (quase 20 anos) vivendo sem um propósito definido sobre meu destino eterno. Embora minha mãe tenha me dado uma boa base cristã e boas lições sobre fé, só consegui entender um pouco sobre o verdadeiro amor de Jesus Cristo por nós, quando passei a compreender o que de fato Ele fez por nós. Foi então que decidi que passaria o resto de minha vida dando meu máximo para seguir Seu exemplo e ser mais parecida com Ele. A caminhada rumo a esse propósito é longa, mas certamente leva a bênçãos grandiosas e imensuráveis.

O Salvador Jesus Cristo: exemplo, amor e sacrifício expiatório

Uma das coisas que me recordo sobre a época em que não tinha o Salvador como alicerce de minha vida é que não entendia muito bem a razão de Ele ser tão famoso e seguido. Pensava muito em Seus milagres, Sua bondade e Suas lições, e por isso, acabei sendo, já na infância, uma simpatizante, mas no fundo não sentia mais amor ou admiração do que sentia por grandes cientistas ou artistas. Foi quando, em 2004, comecei um processo de transformação para entender o verdadeiro papel de Jesus Cristo para a humanidade. Para isso, procuro aprender constantemente sobre:

Seu exemplo

Muitas das lições do Salvador foram por meio de parábolas e discursos. Mas aquelas que mais surtiram efeito foram as ensinadas pelo Seu próprio exemplo: de abnegação, de obediência a Deus, de amor não fingido, de caridade, de humildade.

Seu amor

Não há amor maior do que o de Jesus Cristo e do Pai Celestial por nós. Ele demonstrou esse amor de várias formas, operando milagres em sua maioria para os outros, dando lições grandiosas, mas culminou com seu sacrifício expiatório. Ele veio para mostrar esse amor, mas também para ensinar a nós como senti-lo e demonstrá-lo.

Expiação

O sacrifício que Jesus Cristo fez por todos nós não é tão fácil de compreender. Foi certamente a maior responsabilidade de Seu ministério. Foi quando Ele tomou sobre Si todas as dores, culpas e pecados da humanidade. Tal sacrifício na sua plenitude está totalmente fora da capacidade de compreensão de qualquer pessoa, mas prova que não poderíamos chegar a lugar nenhum sem nosso Salvador. (Este discurso pode ajudar a compreender melhor o significado e a magnitude da Expiação de Jesus Cristo).

Advertisement

Abri esses tópicos para mostrar um pouco do que venho aprendendo constantemente sobre o Salvador. E embora os atributos para que sejamos semelhantes a Jesus Cristo sejam inumeráveis, gostaria agora de apontar quatro dos que considero mais importantes:

1. Obediência (cumprir convênios)

Considero este o mais importante atributo, porque dele advém todos os outros. Linda K. Burton, uma líder espiritual muito inspirada, afirmou sabiamente que “fazer e cumprir convênios é uma expressão de nosso compromisso de nos tornar mais semelhantes ao Salvador”. A maior prova de que essa citação é verdadeira é saber que Jesus Cristo cumpriu todos os convênios que firmou com Deus. Cumprir convênios com Deus nada mais é do que obedecer aos Seus mandamentos, aceitar os termos que Ele nos dá para que nós também possamos receber as bênçãos relativas a esses convênios.

2. Amar ao próximo e a Deus

Jesus Cristo carregou todos os nossos fardos e, semelhantemente, também precisamos carregar os fardos uns dos outros. Esse atributo é tão importante que Deus disse que por meio dele é que seremos verdadeiramente Seus discípulos: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35). Quando mostramos amor ao próximo, mostramos amor a Deus.

3. Humildade (oração e arrependimento)

O Salvador foi perfeito, mas jamais deixou de se humilhar perante Deus em oração. Além disso, rebaixou-se na condição de homem para mostrar que o serviço é para todos, do mais pobre ao mais rico, do mais ignorante ao mais sábio. A oração nos aproxima de Deus e faz com que reconheçamos Sua mão em nossas vidas. Na oração, juntamente com as boas obras, mostramos a Deus que estamos dispostos a cumprir os convênios feitos com Ele. Jesus Cristo não precisou se arrepender, mas nós, sim, porque o arrependimento verdadeiro molda nosso caráter e purifica nossa alma, e, dessa forma, caminhamos cada vez mais retamente rumo à perfeição, possibilitando que, um dia, consigamos estar à altura de Nosso Salvador.

4. Aprender constantemente

Uma das grandes dádivas que Deus nos deu foi a capacidade de aprender. E temos vários meios para isso: podemos aprender com bons exemplos, com experiências, com livros, etc. E uma das mais eficientes e sagradas formas de aprender é através das escrituras, que quase sempre respondem nossas orações e nos dão a capacidade de saber o que Deus quer de nós, e de como podemos nos tornar mais semelhantes a Cristo.

Advertisement

Ser perfeito como Jesus Cristo não é possível durante a vida mortal, mas é nesse período da eternidade que começamos o processo de nos tornarmos como Ele. Seu grande amor por nós possibilita que essa jornada continue depois desta vida, mas ainda assim, podemos dar o nosso máximo aqui e agora.

Toma un momento para compartir ...

Marcia Denardi

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.