Pesquisadores ficam em choque ao descobrir por que os bebês sorriem para suas mães

Já adianto uma coisa: eles são mais espertos do que a gente imagina!

Evelise Toporoski

Quem resiste ao sorriso de um bebê? É impossível não sorrir para eles de volta, não é mesmo? E um pesquisador buscou entender por qual motivo os bebês sorriem, principalmente para as mães, e descobriu algo incrível.

Estudantes de computação e robótica de uma universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, analisou o comportamento de 13 mães e bebês que tinham até 4 meses. Eles observaram a frequência que um sorria para o outro.

Eles perceberam que 11 bebês sorriam intencionalmente, esperando que a mãe sorrisse novamente. Segundo os pesquisadores, eles sabem exatamente a hora de sorrir e por quanto tempo devem fazer isso, para atrair a atenção das mães por mais tempo. “Não é você que controla o bebê e faz com que ele sorria, é ele que te controla e faz você sorrir”, concluiu um dos pesquisadores.

Eles utilizaram o resultado dessa pesquisa para construir um bebê robô, que tivesse um comportamento semelhante a um bebê humano, que sorria o mesmo tempo dos bebês pesquisados, e conseguia resultados muito semelhantes.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!