3 fases pelas quais o corpo da mulher passa momentos antes de dar à luz

Você irá passar por estas fases ASSIM que as contrações começarem.

Erika Strassburger

As contrações começaram, e agora, o que fazer? Como saber quanto tempo falta para o bebê nascer? Veja 3 etapas que as mulheres geralmente percorrem momentos antes de dar à luz por parto vaginal:

1. Fase latente

Fase latente

A post shared by Informativos Fofos Engracados (@informativos_fofos_engracados) on

É o estágio mais longo e, felizmente, o menos intenso. É o momento em que as contrações regulares – que duram entre 30 e 45 segundos – iniciam. Antes disso, pode haver contrações irregulares e desordenadas (com ou sem dor) que podem durar vários dias, e a eliminação de um muco sanguinolento.

Para uma mulher que nunca teve parto normal, a fase latente dura, em média, entre 16 e 20 horas. Se não for o primeiro filho, pode durar de 12 a 16 horas. As contrações tornam-se mais frequentes, fortes e regulares. Ocorre o amolecimento, o apagamento (afinamento) e o início da dilatação do colo uterino. A cabeça do bebê vai descendo até a pélvis e empurra o colo do útero.

Advertisement

2. Fase ativa

Fase ativa

A post shared by Informativos Fofos Engracados (@informativos_fofos_engracados) on

Nesta fase, a dilatação cervical é mais rápida, dentro de 5 horas (se for mãe de primeira viagem) ou 2 horas (se já passou por um parto normal), em média. As contrações demoram cerca de um minuto e ocorrem, em média, a cada três minutos; e o colo uterino fica com entre 4 e 8 centímetros de dilatação.

3. Desaceleração ou transição

Fase de transição

A post shared by Informativos Fofos Engracados (@informativos_fofos_engracados) on

Advertisement

Durante este estágio, a dilatação cervical continua, mas em ritmo desacelerado, até a dilatação completa (10 cm). É a fase mais intensa do trabalho de parto e, felizmente, a mais curta. As contrações ocorrem a cada dois minutos, em média. Ocorre o apagamento total do colo do útero. Em algumas mulheres, esta fase é quase imperceptível, misturando-se com a fase ativa.

As mulheres em fase de transição sentem uma forte pressão na região lombar, pressão no reto, vontade de fazer força, cansaço intenso e sonolência entre as contrações. Algumas sentem náuseas e tremem incontrolavelmente.

O momento mais esperado

Em seguida, acontece o momento mais esperado, o nascimento do bebê. Após todo o esforço para dar à luz o bebê, a mulher precisa fazer um pouco mais de força para expelir também a placenta. Mas depois do que passou, esse último esforço acaba sendo mínimo.

Quanto tempo, ao todo, a mulher leva para dar à luz?

A Obstetra Eleonora Fonseca disse ao site Baby Center: “Do momento em que o trabalho de parto entra na fase ativa, (…) é normal que o parto vaginal de uma mulher que está tendo seu primeiro filho demore cerca de 15 horas, mas esse tempo pode variar muito. (…)algumas mulheres têm um parto do tipo “vapt-vupt”, em apenas algumas horas”.

Para mais informações sobre gravidez e pós-parto

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.