10 alimentos que você JAMAIS deve consumir após a data de validade vencida

A sua saúde agradece!

Renata Finholdt

Apesar das indicações do rótulo e validade do produto estarem bem evidentes na maioria dos casos, algumas pessoas insistem em consumir produtos fora do prazo indicado pelo fabricante na expectativa de que não prejudique sua saúde.

No entanto, na maioria dos casos vale mais a pena descartar o produto do que correr o risco de sofrer, inclusive, com sérias doenças.

A aparência, o odor e a textura de alguns produtos já logo indicam que estão contaminados, mas mesmo que essas características não estejam tão visíveis é possível que algumas bactérias já estejam contaminando o produto em questão, porém, suas alterações ainda não estão evidentes. Justamente por isso, os fabricantes são responsáveis por colocarem o prazo de validade em seus produtos como forma de segurança de consumo.

Alguns alimentos nunca devem ser consumidos após a data estipulada em seus rótulos, são eles:

1. Embutidos

Presunto, salame, mortadela entre outros desta mesma categoria, só devem ser consumidos dentro do prazo de validade indicado, mesmo sendo conservado sobre refrigeração. Após essa data não adianta querer, por exemplo, adaptá-los a receitas quentes porque as bactérias já tomaram conta do produto e suas toxinas podem levar a graves doenças.

Advertisement

2. Leite

Todo cuidado é pouco, na maioria dos casos o leite contaminado estufa na embalagem, tem cheiro e textura características, no entanto, no início do processo de deterioração do produto esses sinais são menos aparentes. Na dúvida, leite vencido deve ser descartado!

3. Peixe

O consumo de um peixe vencido pode levar a sérias infecções. Respeitar o prazo indicado para consumo deste produto é fundamental para manter uma boa saúde.

4. Frango

De preferência compre o produto sempre próximo da data em que for utilizá-lo. O frango pode ser facilmente contaminado, não convém, em hipótese alguma, ultrapassar o prazo de validade.

5. Molhos de tomate

Você já deve ter se deparado com algum molho pronto embolorado alguma vez na vida. Realmente se trata de um produto muito sensível e que pode sofrer contaminação facilmente por fungos ou bactérias.

6. Sobremesas prontas (pudins, flans, bolos)

Trata-se de produtos processados que contém em sua fabricação muitos nutrientes passíveis de contaminação.

Advertisement

7. Alimentos congelados

Por sofrerem um processo rápido de esfriamento quando fabricados e posteriormente uma alteração de temperatura até que chegue em sua casa estes produtos são considerados de alto risco quando consumidos fora do prazo de validade.

8. Carne

Um produto de fácil contaminação. A exemplo do frango, indica-se a compra próxima da utilização para maior segurança. Respeitar a data indicada para consumo é fundamental para evitar sérias contaminações.

9. Maionese

Um produto feito à base de muita gordura e que costuma ser muito sensível. Se observar uma maionese vencida em sua geladeira não hesite em descartá-la para evitar riscos à saúde de sua família.

10. Pão de forma

Apesar de na maioria das vezes o pão manter a boa aparência, bactérias que desenvolvem doenças já se apoderaram do produto sem que você perceba ao consumi-lo após o vencimento.

Fique sempre atenta à data de validade dos produtos que você tem em casa, na grande maioria das vezes, os produtos perdem a validade indicada pelo fabricante dentro de nossas geladeiras. Para evitar o descarte e desperdício, o melhor a fazer é planejar o consumo dos alimentos para que seja um consumo consciente.

Advertisement

Se você se deparar com um produto com prazo de validade vencido, o melhor a fazer é não arriscar, descarte-o para o bem de sua família!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.