11 sintomas de mulheres com Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TPM Disfuncional)

Esses sintomas estão exacerbados e causando desequilíbrios físicos e emocionais em seu organismo, você precisa ficar atenta!

Cibele Carvalho

Pesquisadores da área de psiquiatria descobriram que cerca de 3 a 8% das mulheres que sofrem com a conhecida tensão pré-menstrual, ou seja, a tão famosa TPM, podem possuir uma doença que causa disfunções físicas e hormonais no corpo dessas mulheres.

O mais importante para o diagnóstico dessa doença é observar seu corpo tanto física como emocionalmente durante determinado período do ciclo menstrual, sendo esse, 10 dias antes da sua menstruação.

Essa observação é imprescindível para que você perceba se o seu comportamento e dores físicas são causados pela doença da TDPM.

Essa doença se caracteriza especialmente por estes 4 sinais e sintomas a seguir:

1. Humor depressivo, sentimentos autodepreciativos;

2. Ansiedade acentuada, tensão, sentimentos de estar com os “nervos à flor da pele”;

3. Raiva ou irritabilidade persistente e conflitos interpessoais aumentados;

4. Alteração no apetite, excessos alimentares ou avidez por determinados alimentos.

Outros sintomas aliados à doença podem ser observados como:

Advertisement
  • Diminuição da concentração nas tarefas e no trabalho;

  • Fadiga ou acentuada falta de energia;

  • Sentimentos subjetivos de descontrole emocional;

Sintomas físicos:

  • Sensibilidade ou inchaço nas mamas;

    Advertisement
  • Dor de cabeça frequente;

  • Dor articular ou muscular;

  • Sensação de inchaço e ganho de peso.

As alterações hormonais causadas por essa doença fazem com que a mulher sofra disfunções físicas, psíquicas e emocionais sérias, isso ocorre porque durante as primeiras semanas do ciclo menstrual os níveis de progesterona e estrogênio são aumentados, e após isso, próximo do período menstrual, ocorre uma queda desses hormônios causando desequilíbrio.

Além disso, o hormônio da serotonina, aquele que nos torna felizes, fica em déficit também, causando todas essas sensações nervosas e de infelicidade.

Advertisement

É necessário salientar que segundo a Associação Psiquiátrica Americana, os sintomas precisam ser pelo menos 5 dos citados acima, especialmente os 4 primeiros, e devem ocorrer exatamente na semana anterior ou 10 dias antes da menstruação.

Os cientistas indicam que você observe seu comportamento e sintomas durante pelo menos 2 ciclos menstruais, se persistirem esses sintomas você deve procurar ajuda médica.

Profissionais declaram que a doença pode piorar a partir dos 30 anos da mulher, onde a produção do hormônio da progesterona começa a ficar reduzido no organismo.

Tratamento

Esse vai depender de cada mulher, pois todas possuímos um ciclo menstrual diferente umas das outras, podem-se ser usados anticoncepcionais contínuos a fim de evitar que a menstruação ocorra e então reduzir os sintomas. O ideal é contatar seu médico assim que constatar a sequência dos sintomas durante seu ciclo menstrual.

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.