Estudo aponta que casamento traz mais benefícios para os homens

Quem deseja mais se casar? A mulher. Quem se beneficia mais com o casamento? O homem!

Stael Ferreira Pedrosa

Já são várias as pesquisas que apontam para o maior benefício masculino com o casamento. Em 2016 uma pesquisa da Universidade de Miami que analisou aproximadamente 7.500 casais acima dos 50 anos por 16 anos seguidos, concluiu que existem mais chances de um viúvo morrer precocemente que uma viúva. O mesmo se dá em caso de divórcio, onde as chances do homem morrer precocemente chega a 59%, não afetando a longevidade feminina.

Recentemente outra pesquisa realizada pela Universidade College de Londres, revelou que os homens casados são mais saudáveis que os solteiros. O estudo analisou cerca de 10 mil pessoas nascidas no ano de 1958 com diferença de no máximo uma semana. A conclusão, segundo o cientista George Ploubidis em entrevista ao jornal Telegraph foi: “Ser casado parece ser mais benéfico para os homens. Não se casar ou coabitar entre mulheres é menos prejudicial do que coabitar entre homens”.

Por que isso acontece?

De acordo com os pesquisadores da Universidade College os casais felizes têm maior tendência à longevidade e a não desenvolver problemas relacionados à saúde mental, quando comparados aos solteiros e que homens solteiros sofrem efeitos de saúde mais negativos do que as mulheres solteiras.

Além disso, constatou-se que homens solteiros apresentavam maior risco de problemas respiratórios, em comparação a mulheres solteiras. Bem como maior risco para problemas cardíacos – 14% mais alto nos homens solteiros e quase imperceptível em mulheres solteiras.

Para os pesquisadores da Universidade de Miami, o casamento é benéfico para o sexo masculino, em grande parte devido ao incentivo por parte das esposas que seus maridos levem uma vida mais saudável e se arrisquem menos. O que não foi totalmente comprovado na pesquisa da Universidade de College de Londres, que disse necessitar de mais estudos nessa questão.

Advertisement

Em 2011, outro estudo descobriu que ser casado pode reduzir o risco de morte prematura em 15%, podendo também diminuir o risco de ansiedade e depressão.

Os homens ainda relutam em se casar

Segundo João Martins, os motivos são vários: querem se divertir, têm medo de mudanças, é mais fácil sair da relação quando não há compromisso, entre outros. Parece que a maioria ainda desconhece os benefícios do casamento para a saúde. Benefícios estes que podem permanecer mesmo se houver divórcio.

A pesquisa acrescentou um estudo adicional sobre o que acontece após o divórcio com a saúde masculina e verificou-se que os homens que se divorciam por volta dos 30 anos e não voltam a se casar têm menos probabilidade de desenvolver diabetes (talvez por comerem menos que os casados) do que os que permanecem casados.

No entanto, segundo George Ploubidis, apurou-se que pessoas casadas têm melhor saúde do que pessoas solteiras e que as que experimentam separação, divórcio e novo casamento, apresentaram ainda níveis muito semelhantes de saúde na meia-idade àqueles que são casados”. O que certamente tem a ver com o novo casamento, já que pesquisa anterior apontou a mortalidade dos divorciados em 59%.

Na dúvida, case-se!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.