Marca de xampu é acusada de causar calvície em mulheres

A marca está sendo processada. Mulheres alegam perder tufos de cabelo por causa do produto.

Rachel D.C.

Know someone that uses Wen hair care products? About 200 women claim the products caused them to experience partial balding. Details at 6:30

Posted by Symphonie Privett – KAIT on Wednesday, December 16, 2015

Mais de 200 consumidores estão processando a marca Wen Hair Care, nos Estados Unidos, sob acusação de que uma das linhas da marca tem causado queda de cabelo, irritação no couro cabeludo e calvície, segundo reportagem da Revista People.

A marca é conhecida por ter garotas-propaganda bastante famosas como a atriz Brooke Shields (do filme “A lagoa azul”), a atriz Alyssa Milano (da série de TV “Charmed”) e a atriz Angie Harmon (da série “Law & Order”).

Muitas mulheres penderam tufos de cabelo ou começaram a notar buracos sem cabelo nas suas cabeças. Muitas notaram que seus cabelos antes bastante volumosos ficaram finos e sem vida. “Quanto mais eu usava o produto, pior ficava”, escreveu uma consumidora. “Mas eu não imaginava que o motivo seria do produto de cabelo. Eu fiquei preocupada com a minha saúde achando que era algo interno”.

Advertisement

“Não há um dia sequer que eu não chore e ore para que o meu cabelo pare de cair”, outra comentou. “Eu tenho lavado meu cabelo apenas uma vez a cada duas semanas porque toda vez que eu lavo a queda piora”.

#ConsumerReport "The only thing that can change everything for your hair is WEN," says the hair care system's website….

Posted by Merced Local News Updates on Wednesday, December 16, 2015

O porta-voz da marca Wen disse em entrevista ao Buzzfeed que não há provas de que o produto contém algum agente causador da queda. Ele disse que a queda pode ser causada por diversos outros fatores, que não tem nada a ver com o produto. “Nós temos orgulho dos nossos produtos e acreditamos que todos os produtos têm uma alta qualidade. Nós desejamos que todos os nossos clientes tenham uma ótima experiência com os nossos produtos e encorajamos que eles nos contatem”.

O que pode causar a queda de cabelo

A queda de cabelo pode ser causada por muitos fatores, internos ou externos. Ela deve ser observada não somente pela quantidade de cabelo que cai por dia, mas, principalmente, no couro cabeludo. A queda em excesso irá deixar o cabelo mais ralo, por isso é importante também analisar o couro cabeludo.

Advertisement

Uma pessoa perde em média 120 fios de cabelo por dia. “Todo mundo tem alguma perda de cabelo depois dos 50 anos, aproximadamente. Se o problema se manifestar antes disso, é um sintoma de que algo anormal está acontecendo no corpo”, diz o dermatologista Francisco Le Voci, do Hospital Albert Einstein para a Veja.

1. Saúde

A anemia pode ser uma grande vilã do cabelo saudável. O cabelo é formado de proteína, então a deficiência de ferro pode causar fatores como “desregulação hormonal, inflamações, infecções e carência nutricional”, segundo reportagem.

O stress também pode causar a queda dos fios. “O stress faz com que o organismo produza mais cortisol, hormônio que desacelera a divisão celular na raiz. A queda pode chegar de metade a três quartos do total de fios”.

2. Alimentação

As vitaminas do complexo B encontradas em alimentos como carne, ovo, leite e vegetais são consideradas as principais responsáveis para um cabelo saudável. Deficiência de carboidrato, proteína ou mineral na dieta também pode causar a queda.

3. Alteração hormonal

Qualquer deficiência hormonal pode resultar na queda de cabelo. “Quando o perfil hormonal do indivíduo é, por alguma razão, defeituoso na qualidade ou na quantidade, o corpo reagirá deixando de fazer o que considera desnecessário. Isso inclui o crescimento do cabelo”, explica o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo para a Veja.

Advertisement

4. Hábitos

Para evitar danificar o cabelo, é importante usar chapinha ocasionalmente e secar o cabelo com o secador a 30 centímetros de distância da cabeça. Outro hábito perigoso é manter os cabelos sempre presos em rabos de cavalo, isso provoca uma inflamação no folículo capilar e, consequentemente, a queda.

O banho muito quente também deve ser evitado porque a água quente leva ao ressecamento do fio. “Elas não são consideradas causadoras da queda de cabelo, mas podem piorar uma já instalada, por se associar com um processo inflamatório mais severo”, afirma Le Voci.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.