8 fatos estranhos sobre os bebês que você nem imaginava

Saiba aqui alguns fatos estranhos sobre os bebês que se você se deparasse com eles poderia achar ser anormal.

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Cada bebê tem suas próprias características e todos eles são uma caixinha de surpresas, ainda mais para os pais de primeira viagem. Mas há alguns fatos sobre estes pequeninos que, embora não sejam preocupantes, são um tanto estranhos…

1. Bebês dormem de olhos abertos

Muitos não sabem, mas é comum entre os bebês dormir com os olhos abertos. O pediatra Hugo Rodrigues explica que como a parte dos olhos responsável pela visão é a pupila, muitas pessoas acabam dormindo com os olhos entreabertos, pois a pupila já está efetivamente coberta.

Esta situação é mais frequente entre os bebês que entram mais depressa em “sono profundo” e acabam por ter um relaxamento muscular maior.

2. Minimenstruação

Pode ser muito estranho, mas é normal as meninas recém-nascidas terem um sangramento vaginal. Segundo Jorge Huberman, pediatra e neonatologista, as alterações hormonais que ocorrem nas recém-nascidas podem gerar uma minimenstruação que passa em poucos dias.

3. Papilas gustativas

Ao nascer, os bebês não possuem papilas gustativas somente na língua como os adultos, mas também nas laterais e no céu da boca. Este fenômeno vai desaparecendo com o tempo.

Advertisement

4. Peso

A pediatra Fernanda Freire explica que os bebês perdem geralmente até 10% de seu peso nos primeiros dias de vida. Isso acontece porque, no momento da primeira pesagem, há um acúmulo de líquido que está reservado para que eles possam gastar com atividades antes não realizadas, como mamar, chorar e respirar.

Após aproximadamente duas semanas, eles passam a engordar em torno de trinta gramas por dia, podendo ter seu peso dobrado até os seis meses de vida. Imagine você ter seu peso dobrado em seis meses?

5. Acne

Acnes não são exclusividade dos adolescentes, nos bebês também é normal. Eles ficam por tanto tempo expostos aos hormônios da mãe, que acabam sendo atingidos também. Se isso acontecer com seu filhinho ou com outro bebê que você conheça, não esprema estas acnes, elas se curarão naturalmente.

6. Todos os bebês ganham bigodes

Bebês são extremamente fofos. Mas… e se eu lhe pedir para imaginá-los com bigodes? Engraçado, não é mesmo? Aproximadamente com quatro meses, o feto dentro do útero ganha finos pelos chamados de “lanugo”, que depois se espalham pelo corpo. Antes do nascimento do bebê, estes pelos cairão e parte deles serão ingeridos pelo bebê fofinho, fazendo parte do mecônio, as primeiras fezes do bebê.

7. Setenta ossos a mais que os adultos

Sim! Os bebês nascem com cerca de setenta ossos a mais do que um adulto. Para que seja possível a passagem do bebê pelo canal vaginal, muitos ossos são separados e sobrepostos, e, depois de algum tempo, alguns desses ossos se fundem, como no crânio.

Advertisement

Além disso, bebês não nascem com patela, que são aqueles ossos do joelho. Com aproximadamente dois anos de idade, é que a cartilagem do joelho vira osso.

8. Podem engolir e respirar ao mesmo tempo

Sábia natureza humana! Até aproximadamente os seis meses, os bebês têm a capacidade de engolir e respirar ao mesmo tempo. Este fenômeno torna possível eles tomarem o leite materno.

Diante de tudo isso, vemos que é importante nos informarmos quando nos depararmos com situações estranhas, pois talvez elas sejam normais. Agora não será preciso se assustar se, por exemplo, você não identificar ossos nos joelhos do seu bebê.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.