Segundo pesquisa, ter um casamento forte traz mais felicidade e saúde

Um estudo que já dura 75 anos mostrou o que é realmente necessário para uma vida feliz e saudável.

Michele Coronetti

As pessoas sempre estão em busca da felicidade e de dias mais leves. E isso é perfeitamente possível desde que algumas realizações sejam conseguidas.

Segundo um estudo conduzido pelo psiquiatra Robert Waldinger e descrito neste artigo, a felicidade é algo difícil de ser estudada. Entretanto, ele declarou algumas lições que o estudo proporcionou e que estarão descritas adiante.

Neste estudo, iniciado em 1938, dois grupos de homens foram entrevistados ao longo de suas vidas. As perguntas eram direcionadas para saber a respeito da qualidade dos casamentos, sobre a satisfação no trabalho e das atividades sociais. As entrevistas foram realizadas a cada dois anos. Exames clínicos periódicos também foram solicitados a cada cinco anos a fim de monitorar a saúde de cada um deles.

Depois de 75 anos foi possível chegar a algumas conclusões importantes que mostram a direção para que a felicidade possa ser alcançada. E as relações sociais e familiares ficaram no topo da lista.

Resumindo, são três fatores que foram mais indicativos para que as pessoas sejam felizes e saudáveis:

Advertisement

Cultivar relações próximas, familiares e sociais

Isso inclui amigos, boa relação com parentes, relacionamento positivo no ambiente de trabalho e outros locais. Pessoas que mantém boas e sinceras relações com os outros com quem convive conseguem ser mais felizes e ainda têm a saúde melhor que outros que se isolam ou que centralizam sua busca no sucesso financeiro. Outros estudos comprovam esse fator, inclusive um economista afirmou que ter um amigo é comparável a ganhar R$ 134.000,00 a mais do salário anual (valor de fevereiro de 2011).

Preferir a qualidade nas relações e não a quantidade nos círculos sociais

Investir no bom relacionamento com poucas pessoas é mais importante do que ter uma lista repleta de contatinhos ou milhares de amizades das redes sociais ou os famosos conhecidos. Nutrir a amizade com as pessoas mais próximas exige dedicação e tempo. E é isso que faz a diferença. Ter muitos amigos é ótimo, conhecer muitas pessoas também. Mas além das muitas amizades é de fundamental importância que algumas sejam realmente próximas, daquelas que exijam maior atenção.

Investir no casamento, transformando a relação em uma parceria real

Quando cônjuges são unidos em propósito e finalidades, cuidando um do outro, com sincera preocupação e desejando o bem-estar alheio em primeiro lugar, a saúde fica excelente e a felicidade é rotineira. Casais que sabem que podem contar com o cônjuge para dividir as tarefas diárias, em suas conquistas e nos momentos difíceis da vida são os maiores beneficiados. É claro que um casal assim não aparece do nada. Serão necessários empenho e dedicação de cada um deles, sempre investindo no bem-estar da relação e na preocupação com o outro.

Outros fatores importantes na vida, como o sucesso profissional e financeiro, não entraram na lista por não ajudarem tanto no alcance da felicidade e de uma saúde melhor. Muitas vezes eles são os responsáveis pela piora destes itens. Ainda assim é possível ver que a maior parte das pessoas centraliza seus esforços para essa outra área da vida. Para ter a certeza de que esses conselhos realmente funcionam na vida pessoal basta praticar. As mudanças poderão ser difíceis no início, porém, o bem-estar encontrado será compensador.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.