Dia da Mentira! Afinal, por que as pessoas mentem?

Por qual mentira você já se prejudicou na vida? Qual mentira você já falou que prejudicou alguém? A mentira é algo bom? Não, e por que se comemora o dia da mentira?

Darrell e Márcia

Você já mentiu? Você ainda mente? Você já sofreu por causa de uma mentira? Já mentiu e prejudicou alguém? Claro que todos nós já sofremos por conta das mentiras. Mas, por que será que as pessoas mentem?

Em todo o mundo se comemora o dia da mentira, o conhecido dia 01 de abril. E, por mais estranho que se pareça, tem gente que, sim, comemora. Quando na verdade deveríamos pensar em como evitarmos a mentira e não exaltarmos, parecendo que é algo bom.

Nosso filho menor, o Dyllan, de 7 anos, nos procurou esta semana e falou: “Meus amigos estão preparando um monte de mentirinhas para fazermos agora no dia 01 e enrolarmos nossos amigos…”.

Chega veio animado, achando que seria legal enrolar alguém, rir de alguém. E claro, com toda paciência do mundo tentamos mostrar a ele que a mentira não só tem perna curta, não agrega nada na vida de ninguém e que não podemos viver uma vida de mentira, achando que a mentira é algo legal.

Muito menos usar de mentiras para tirar sarro com outras pessoas. Nós não queremos que nosso filho cresça achando que isso é legal, porque não é.

Advertisement

Claro que nós e você estamos propensos a mentir, às vezes por coisas simples, mas o que não podemos é banalizar a mentira, achar que aquilo é normal, e que se todo mundo mente eu vou mentir também.

Talvez esse seja o primeiro sintoma: Muita gente mente, então porque eu não vou mentir, se não tem “nada demais”. Será?

As pessoas também mentem muitas vezes para se valorizar, às vezes sobre o dinheiro que não tem, para não se sentir por baixo, às vezes por uma posição no trabalho, falando que já realizou coisas que nunca fez.

Pessoas mentem às vezes para impressionar os outros. Sabe aquele amigo seu que já viajou para todos os lugares do mundo, que sempre foi o primeiro em tudo, e nas histórias dele ele sempre ganha de todo mundo? Muitas vezes até ele acredita nas mentiras que ele conta.

Tem gente que já ficou tão acostumado com as mentiras que já não consegue viver mais sem esse hábito. A mulher já mentiu tanto, já foi tão longe com as mentiras, que já não consegue mais voltar, não tem mais como corrigir porque já foi tão distante que tem medo do que as pessoas irão falar.

Advertisement

Conhecemos muitos casos assim, não só nos filmes e nas novelas, mas na vida real também. Pessoas que se enrolaram até o pescoço por algo que era pequeno no começo, mas que tomou uma proporção gigantesca.

E você, já conheceu alguma história assim?

As pessoas também mentem para evitar a dor, como um mecanismo de proteção. Nós já mentimos em casa para nossa mãe, quando ela pegou algo fora do lugar e perguntou quem mexeu nisso ou quem quebrou aquilo e a gente falava logo: “Eu não”. Sempre a culpa era de outra pessoa, né?

Muita gente se envolve nas “mentirinhas” do dia a dia, coisas que não trazem problemas reais, mas que vão nos envolvendo, envolvendo, e um dia poderão nos prejudicar.

Tem gente que até comenta: “Mas, é uma mentira branca”, uma “mentirinha”. Não tem “mentirinha”, nem “mentirona”, o que existe é o hábito da mentira, que com o passar do tempo pode prejudicar muito você e o seu relacionamento.

Advertisement

A mentira pode sim virar uma doença, chama-se mitomania ou mentira compulsiva e não ache que é apenas uma brincadeirinha, em muitos casos, vira um distúrbio de personalidade onde a pessoa mente compulsivamente e já não sabe mesmo distinguir o que é verdade da mentira.

Lembre-se: uma pequena mentira pode até parecer não comprometedora, mas quem mente por algo pequeno vai mentir por algo grande também. Pode ter certeza.

A mentira vai minar a confiança em seu relacionamento e dia a dia, vai deixar vocês enquanto casal mais distantes um do outro, pois você já não sabe realmente se deve ou não confiar naquela pessoa.

E, fala sério, não tem nada melhor do que você poder olhar para alguém e ter certeza que você pode confiar naquela pessoa. É muito importante isso, e só pode ser construído dia a dia, de verdade em verdade.

Por isso, esquece aquela história de esconder o vestido novo que comprou e dizer que era velho, de gastar dinheiro e não contar para o seu marido o que gastou escondendo dele.

Advertisement

Ou se você é marido não minta para ela de onde você foi com os amigos depois do trabalho, ou de uma dívida ou dificuldade que você está passando na sua vida. Seja o mais transparente possível.

Com seus filhos, tenham muito cuidado: muita gente diz que os filhos não devem mentir nunca, e quando alguém liga para a sua casa, seu filho atende e aí você não quer falar ao telefone e manda a criança dizer que você não está. Mentiu, e ensinou o filho a mentir. Lembre-se: eles estão vendo tudo que você faz e aprendendo com seu exemplo.

Então, não comemore um dia da mentira, viva uma vida de verdades. Quando você escolhe a verdade você está se identificando com o próprio Jesus que disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Já quando você mente fica mais próxima do pai da mentira, que segundo a Bíblia, é o diabo, e sem dúvida você não quer ficar mais parecido com ele.

Então, viva a verdade, ela liberta e vai lhe dar vida.

Uma vida cada vez melhor para que no final das contas vocês possam ser casados e felizes para sempre.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Darrell e Márcia

Darrell e Márcia são casados há 20 anos, tem 3 filhos e uma paixão por ajudar famílias. São escritores, conferencistas, criadores da #TvA2, que tem impactado milhares de vidas. Para contatá-los, visite: