Esta estudante tirou fotos arrepiantes para mostrar como é viver com ansiedade

"Era aquela luz fraca que formava uma sombra - uma sombra aterrorizante."

Rachel D.C.

Katie Joy Crawford, 23 anos, é fotógrafa e mora em Louisiana, nos Estados Unidos. Ela explicou ao Buzzfeed que decidiu fazer um álbum que iria capturar sua experiência com a depressão e ansiedade para sua tese na faculdade. O álbum se chama Meu coração ansioso. Ele é composto de uma série de autorretratos. Ela trabalhou por três horas em cada foto.

“Eu quero que aqueles que sofrem disso sintam que eles têm uma voz e um ombro amigo para se apoiar. Eu não quero que ninguém se sinta sozinho, já que a ansiedade e depressão podem isolar”, disse em entrevista ao Buzzfeed.

Em cada foto ela colocou uma descrição explicando seus sentimentos:

“Uma prisioneira da minha própria mente. A instigadora dos meus próprios pensamentos. O quanto mais eu penso, pior fica. Respire. Somente respire. Vai melhorar em breve”.

Self-portrait by Katie Joy Crawford.
www.katiejoycrawford.com

Advertisement

Posted by Exploring Existence with a Certifiable Vagabond on Sunday, July 5, 2015

“O corte é tão profundo que parece que não irá curar nunca. A dor é real, é quase insuportável. Eu me tornei isso… essa ferida. Tudo que eu sei é essa mesma dor; respiração cortante, olhos vazios, mãos trêmulas. Se é tão dolorido, por que isso continua? A não ser que talvez isso seja tudo que você conheça”.

I never really know how to explain what my anxiety at night feels like but this photographer Katie Joy Crawford just nailed it.

Posted by Roxanne Ayala on Wednesday, March 29, 2017

“Eu tinha medo de dormir. Eu sentia um pânico cru no escuro completo. Na verdade, a escuridão completa não era assustadora. Era aquela luz fraca que formava uma sombra – uma sombra aterrorizante”.

Advertisement

“Eles pedem para eu respirar. Eu consigo sentir o meu peito mexendo para cima e para baixo. Para cima e para baixo. Mas por que eu sinto que estou sendo sufocada? Eu coloco meu dedo debaixo do meu nariz para me certificar que estou respirando e que o ar está saindo. Mas mesmo assim, eu não consigo respirar”.

“Depressão é quando você não sente nada. Ansiedade é quando você sente muito. Sofrer dos dois é uma batalha constante com a sua mente. Sofrer dos dois significa nunca ganhar”.

A ajuda e a cura

Katie disse que esse projeto fez ela se conhecer melhor e que de certa forma isso a ajudou na sua cura. “O álbum rapidamente se tornou uma experiência catártica para mim que me levou à cura e ao autoentendimento”, explicou.

Advertisement

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os brasileiros são os mais ansiosos do mundo. 9,3% da população brasileira sofre de algum transtorno de ansiedade.

A Doutora Lisa Rankin indicou 7 remédios naturais que podem ajudar a controlar a ansiedade:

1. Considere que você está se sentindo depressivo

Analise a sua vida. O que está lhe deixando triste? Seu trabalho está lhe desgastando? Seu casamento está lhe entristecendo? Descubra o que lhe aflige e cure o mal pela raiz.

2. Faça exercícios físicos

Exercício físico lhe fará mais feliz.

3. Evite cafeína

Cafeína reduz os níveis de serotonina.

Advertisement

4. Tome sol

Tomar sol pode melhorar seu humor e aumentar seu nível de vitamina D.

5. Tente fazer meditação

Meditação pode lhe acalmar e colocar as ideias no lugar.

6. Seja autêntico

A Dr. Rankin explica que hoje em dia as pessoas andam muito escondidas, saem na rua usando uma máscara. Seja você mesmo, seja autêntico, criativo. Coloque de lado essa pressão de ser quem você não é.

7. Fale com um especialista

Procure um médico, psiquiatra ou terapeuta. Se você perceber que a depressão e/ou ansiedade está afetando a sua vida, procure alguém que possa lhe ajudar.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.