3 passos para evitar o divórcio

É possível trabalhar-se num casamento para evitar que chegue ao divórcio, mas e quando o cônjuge já pediu a separação, é possível reverter?

4,745 views   |   30 shares
  • Jean Ziglar, mais conhecido como Zig Ziglar, é um autor e palestrante norte-americano que em seu livro "Namoro no Casamento", discute os gatilhos para o divórcio e como estes acontecem. Ele resume as três principais razões que levam casais ao divórcio, o que é um sinal de alerta para que você possa saber o que verificar e evitar em seu próprio casamento.

  • Segundo Ziglar, o que destrói os casamentos são os 3 "A": adultério, ausência e abuso.

  • Então, muito apropriadamente, o primeiro passo para evitar o divórcio é:

  • 1. Evite os 3 "A" acima de tudo

  • Se você e seu cônjuge cuidam da relação e evitam o adultério, a ausência e o abuso, o seu casamento já tem possibilidade de durar para sempre. Nada é pior para um casamento que o coração marcado pela dor de uma traição. Pode ser que a ferida nunca se cure. A ausência é silenciosa e mina qualquer relação. Já o abuso é dos três o mais feio dos problemas.

  • 2. Sejam "um"

  • Isso significa mais que interações físicas, embora estas sejam importantes para manter o casamento forte. Ter relações sexuais regulares, cuidar dos sentimentos e necessidades um do outro, ter um toque durante o dia, com um abraço ou beijo, ou mesmo um toque na mão, sorrir um para o outro são atitudes físicas que unem o casal, mas além disso devem ser um em todas as decisões, nas questões financeiras - que são um grande gatilho para o divórcio.

  • A blogueira e jornalista Parker-Pope revela que os principais determinantes de casamentos felizes e bem nutridos são realmente pequenos gestos, como ter pelo menos cinco pequenas interações positivas (tocar, sorrir, elogiar) para cada negativa (sarcasmo, impaciência e retirada).

  • 3. Se já aconteceu, prepare-se para entrar em ação

  • Talvez o seu problema já esteja adiantado. Seu cônjuge já pediu o divórcio e parece que não há mais nada que você possa fazer para impedi-lo de ir-se. Bem, é possível que o outro não desista de sair da relação apesar de todos os seus esforços, mas existem atitudes que podem ser tomadas para tentar salvar o casamento. A terapeuta de casais, Susan Heitler, recomenda as seguintes ações para trazer de volta um cônjuge que deseja se separar:

  • Advertisement
    • Não banque a vítima. Não pergunte coisas como "por que você está fazendo isso comigo?" Isso só vai piorar tudo. E se ele desiste por que você está fazendo um drama? Portanto, não é uma boa estratégia. Saia do papel de vítima e comece a ter orgulho de si mesma. Mostre suas boas qualidades (sem falar delas). Elogie seu quase "ex", sorria para ele, ria das piadas dele. Expresse afeto e gratidão pelo que ele faz.

    • Faça uma lista de todas as reclamações que se lembrar do seu quase ex, pode ser um bom caminho para trabalhar em si mesma. Confira com ele se está tudo ali. Sem drama, nem reclamação, só checando mesmo. Em seguida, verifique em si mesma a origem de seu próprio comportamento. Faça um plano para mudar e trabalhe nele.

    • Cuide-se. Perca peso, faça ginástica, mude seu estilo de roupa e cabelo. Fique o mais bonita que você puder.

    • Mude seu comportamento negativo para o positivo. Caso creia que não merece ser amada, mude para eu mereço e posso ser amada. Converse com seu quase ex para uma última tentativa: Uma terapia de casal.

  • As relações interpessoais costumam ser complicadas e não existe uma "Universidade de cônjuges" que nos prepare para todas as situações matrimoniais. Então, o melhor é conversar, conhecer bem um ao outro, o que agrada, o que desagrada e trabalhar esses aspectos em si mesmo e no casamento.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

3 passos para evitar o divórcio

É possível trabalhar-se num casamento para evitar que chegue ao divórcio, mas e quando o cônjuge já pediu a separação, é possível reverter?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr