4 conselhos fáceis e infalíveis para que seus filhos sejam organizados

Ser organizado é uma habilidade que se adquire como uma qualidade importante desde pequeno, embora algumas pessoas já sejam organizadas por natureza.

3,363 views   |   22 shares
  • A organização é uma qualidade positiva nas pessoas. Ser organizado é uma habilidade que se adquire como algo de valor e importância desde pequeno, embora algumas pessoas já sejam organizadas por natureza. Se você quiser incutir o hábito da organização em seus filhos, siga estes conselhos.

  • 1. Eduque com o exemplo

  • O primeiro passo para que seus filhos sejam organizados é que você também o seja. Se as crianças virem que não há uma conduta de ordem e organização na casa ou um conjunto de normas a seguir, será muito difícil que elas organizem quando você lhes pedir. Não é uma questão de obedecer apenas por obedecer, mas o comportamento de obediência deve estar ligado a um hábito diário. Se a mãe e o pai forem organizados em suas coisas pessoais e no lar, é provável que os filhos imitem essa conduta. Se ao chegar em casa você deixar o casaco em um lugar e no dia seguinte em outro, você não está passando uma mensagem clara. As crianças são muito estruturadas em alguns comportamentos e se elas seguirem um padrão determinado habitualmente, estarão aptos para adaptá-lo para sua vida adulta.

  • 2. Designação de responsabilidades

  • É importante que cada membro da família tenha sua tarefa. Você pode elaborar uma lista onde cada um tenha sua tarefa diária. Enquanto são pequenos podem começar ajudando a tirar os pratos da mesa ou guardá-los. Depois, podem ter como tarefa diária dar a comida para o gato ou levar o cachorro para passear, e assim por diante. Você já ouviu a frase: "não lhe dê o peixe, ensine-o a pescar"? Fornecendo as ferramentas necessárias de acordo com sua idade, a organização em sua vida diária será uma questão de bons hábitos e irá fluir normalmente.

  • 3. Explique as vantagens da organização

  • É necessário que as crianças entendam o porquê da importância de serem organizados. Não é um simples capricho, é uma qualidade que tem suas vantagens. É bom que saibam que a organização não só traz arrumação do ponto de vista estético, mas também se torna mais fácil encontrar as coisas quando estão organizadas. Quando meus filhos estão procurando um brinquedo eu sempre digo a eles: "Viram como é importante guardá-lo no lugar certo assim que terminamos de brincar? Agora sabemos onde encontrá-lo".

  • 4. Estabeleça regras na família

  • Para ter uma organização correta diária é essencial que existam regras na casa, não só para as crianças, mas para todos os membros da família. Por exemplo, a roupa suja deve ter o seu lugar, quando chegarmos em casa devemos pendurar os casacos em algum lugar determinado, se usarmos um copo devemos colocá-lo na pia ou guardá-lo, o resto de comida do prato deve ser jogado no lixo, etc. Todo hábito de organização que começa na infância continua na idade adulta.

  • Advertisement
  • Tudo o que é feito na infância é aprendido melhor se for brincando, portanto, se quiser que seu filho aprenda rapidamente a ser organizado, você pode começar desde muito novo a ensiná-lo a guardar seus brinquedos enquanto cantam "Vamos guardar, vamos guardar, cada coisa em seu lugar". Além disso, não tente fazer com que seus filhos sejam obedientes à base de grito e xingamentos, em vez disso tente fazer com que tudo o que ele faça seja por iniciativa própria, e para isso não há nada como o exemplo. Incentive o seu filho através de frases como "que arrumado e lindo ficou", "eu sabia que você ia conseguir", e você conseguirá resultados mais que positivos.

  • E você? Como incentiva a organização na vida de seus filhos?

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 4 consejos FÁCILES e INFALIBLES para que tus hijos sean ORDENADOS.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.

4 conselhos fáceis e infalíveis para que seus filhos sejam organizados

Ser organizado é uma habilidade que se adquire como uma qualidade importante desde pequeno, embora algumas pessoas já sejam organizadas por natureza.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr