4 decisões que podem machucar muito os seus filhos

Algumas vezes nós pais precisamos tomar grandes decisões que vão impactar diretamente a vida de nossos pequenos. Neste momento, o diálogo é nosso melhor aliado.

Renata Finholdt

Tomar decisões nem sempre é fácil, principalmente quando algumas delas envolvem o futuro de outras pessoas. Pior ainda quando nós pais temos que tomar grandes decisões que afetam a vida de nossos filhos.

As crianças menores têm facilidade em lidar com algumas mudanças decorrentes de decisões de seus pais, pois não entendem muito bem o impacto que muitas delas significam, mas à medida que se tornam um pouco maiores, elas também passam a sofrer com esse impacto uma vez que já conseguem entender muitas delas.

Algumas das decisões que geram mudanças e que mais fazem com que nossos filhos sofram, são:

1. Mudança de escola

Há uma série de motivos pelos quais os pais decidem mudar os filhos de escola, mas para os pequenos (quando bem adaptados), essa mudança é bem radical. Eles sentem principalmente pela falta do convívio com os amigos, pelo próprio espaço físico da escola que estão acostumados e até mesmo pelas regras impostas por aquele estabelecimento de ensino.

2. Divórcio

Quando os pais decidem se divorciar, seus filhos inegavelmente sofrem muito. Para eles a visão da família unida é fundamental para garantir sua própria segurança. Quando esse laço se rompe, por mais que sejam amados e amparados, causa nas crianças um estrago bem grande, tanto que não é incomum que crianças entrem em depressão pelo divórcio de seus pais.

Advertisement

3. Mudança de estado/país

Se para os adultos já é um impacto bem grande, que dirá para os pequenos que perdem sua referência de lar. A adaptação a essa nova vida pode demorar um pouco uma vez que é tudo novo para eles: nova casa, novas amizades, novos lugares e até nova língua quando se tratar de uma mudança de país.

4. Madrasta ou padrasto

Já não bastasse a separação dos pais que para os filhos é algo difícil de assimilar, quando um de seus pais resolve casar-se novamente, essa decisão inicialmente pode causar uma grande ferida no coração dos pequenos. A aceitação desta nova pessoa como parte de sua família pode exigir algum tempo e muitas horas juntos.

Qualquer que seja a decisão dos pais que impacte na vida de seus filhos ser honesto e dialogar bastante sobre o assunto é primordial para que eles possam aceitar essa nova fase. Inicialmente se sentirão tristes e até mesmo traídos, mas aos poucos, com muito amor e conversa, é possível reverter esse quadro.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.