7 sinais que ele é um homem que apenas promete, mas nunca cumpre

Se você tem recebido muitas promessas e poucas ações, está na hora de verificar se o seu amado não se encaixa com o perfil descrito abaixo, se positivo, é cilada!

Stael Ferreira Pedrosa

Quem viu o desenho “A Bela e a Fera” deve se lembrar da cena onde a Fera falando sobre Bela com o relógio Orloch, diz: “eu confesso que nunca senti isso por alguém, quero fazer alguma coisa por ela, mas o quê?”. Ao que Orloch responde: “hã… As coisas costumeiras: flores, chocolates, promessas que não pretende cumprir…”

Embora soe até engraçado, é uma cultura implícita entre os homens, usar de presentes e promessas para conquistar uma mulher e após a conquista, claro, não cumprir nenhuma delas. O tema é tão complexo que já se tornou objeto de estudo por psicólogos como Lara Kammrath e Johanna Peetz, bem como de PhDs em psicologia como o Dr. Heidi Grant Halvorson. Seus achados são interessantes, mas não conclusivos a respeito do motivo de os homens agirem assim. Claro que existem exceções.

Para Kammrath e Peetz, a culpa é do afeto. Segundo as pesquisadoras “Isso acontece porque, impulsionados pela afeição e pelo desejo de ver a parceira feliz, os homens fazem promessas pródigas como levar a amada em uma grande viagem ou comprar-lhe um enorme anel de diamante, o que, é claro, são mais difíceis de serem mantidas.”

Já para Halvorson, é falta de consideração. Segundo ele, quanto mais consciencioso você é, ao invés de o quanto você está apaixonado é que garante o sucesso da relação, e a pessoa conscienciosa evita promessas que não pode cumprir.

É possível que ambos estejam certos. A questão é que embora com intenção boa, prometer o que não pode cumprir é sinal claro de imaturidade emocional, que compromete a qualidade do relacionamento. Quanto mais madura a pessoa, mais conscienciosa ela se torna.

Advertisement

Para ficar alerta, aqui estão 7 sinais de que ele é apenas um falastrão que promete e não cumpre:

1. Ele é perfeito

Pelo menos ele quer parecer ser nos primeiros encontros. Diz tudo que uma mulher gostaria de ouvir, diz que quer levá-la em um cruzeiro romântico ou para conhecer Paris – é, geralmente as promessas são grandes – é cortês ao extremo. Pode até mandar flores e telefonar no dia seguinte. Tudo isso é ótimo, só que quanto mais você fica “na dele”, menos esse comportamento permanece e, claro, mais distante vão ficando as promessas.

2. Ele é impulsivo

Ele costuma agir precipitadamente e parece não medir as consequências. Tende a fazer exigências e não quer esperar. Às vezes diz ou faz coisas das quais se arrepende. Se esse é o perfil do seu par, ele certamente, em momentos de entusiasmo fará promessas, e claro, não as cumprirá.

3. Ele gosta de falar de si mesmo

Ele é o melhor, ele sempre ganha no final, ele tem o melhor carro (geralmente com o melhor aparelho de som para tocar música indesejada bem alto). Ele tem dinheiro, ele é o tal. Esse tipo de homem geralmente alardeia o que tem para atrair as mulheres, pois as considera interesseiras. Se ele age assim, ele não tem consideração suficiente para cumprir o que promete, afinal, nenhuma mulher merece ter promessas cumpridas. São todas “interesseiras”.

4. Ele tem uma desculpa para tudo

Desculpas estão sempre saindo de sua boca, seja por não ter telefonado, por ter faltado ao encontro, por não ter cumprido uma promessa feita, ou o que for. Ele sempre culpa outros, as circunstâncias, a falta de tempo, os contratempos, o clima, a mãe, a ex-mulher, os vizinhos, o cachorro…

Advertisement

5. Ele não se compromete

Enquanto é impulsivo para conseguir o que quer, quando se trata de compromisso, ele adia o mais que pode e desculpas não faltam. “Quando meus pais estiverem bem”, “quando eu me sentir seguro”, “quando o Brasil sair da crise”, enfim, suas desculpas surgem quando o assunto é comprometer-se.

6. Ele mente

Ele costuma contar sobre situações onde mentiu, seja para se safar de um problema no trabalho, para conseguir alguma vantagem, ou mesmo para se divertir às custas de alguém. Fique atenta ao que ele diz. Se ele faz isso com outras pessoas, ele fará com você também.

7. Ele é imaturo

Geralmente a pessoa imatura é aquela que se recusa a assumir responsabilidade pela própria vida. É o filhinho da mamãe que faz tudo por ele e o sujeito não sabe nem lavar um copo. Se ele mora sozinho, na geladeira só tem bebidas e guloseimas e a casa está sempre bagunçada. Ele não tem projetos sérios e nem metas, só pensa em futebol, show de rock e bares com os amigos. Esse homem irá lhe fazer promessas e nunca as cumprirá. Fuja dele.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.