9 sintomas da leucemia que podem ser confundidos com anemia

Alguns sintomas podem ser parecidos, mas a gravidade de uma doença em relação a outra não.

Renata Finholdt

A leucemia, também conhecida como câncer no sangue, é um tipo de câncer que ataca os glóbulos brancos do sangue, fabricados na medula óssea, que são responsáveis pela defesa do organismo. Infelizmente, sua causa ainda não está cem por cento comprovada, porém estudos apontam para hereditariedade como fator predominante.

Um dos principais sintomas da leucemia é a anemia, que acontece quando a hemoglobina do sangue atinge níveis abaixo do considerado normal, ela está normalmente relacionada à má alimentação, ou seja, a baixa ingestão de alimentos considerados essenciais para a boa saúde sanguínea.

É importante salientar que uma anemia não se transforma em leucemia, já a leucemia pode gerar um quadro de anemia.

Ambas as doenças possuem sintomas parecidos, no entanto, a gravidade de uma em relação à outra é bastante diferente. Mesmo assim, ambas precisam de tratamento médico.

A leucemia pode evoluir de forma rápida ou mais lentamente dependendo do caso e do paciente, mas normalmente apresenta alguns sintomas que também são muito comuns nas anemias, são eles:

Advertisement
  • Fraqueza e cansaço

  • Dor de cabeça

  • Fraqueza muscular

  • Falta de ar

  • Mal-estar

    Advertisement
  • Palidez

  • Tontura

  • Desânimo

  • Dores no corpo

Além destes sintomas comuns as duas doenças, pacientes com leucemia ainda podem apresentar outros sintomas tais como: febre, sangramento nasal, infecções frequentes, manchas na pele, calafrios, entre outros.

Advertisement

O tratamento depende do quadro do paciente, mas normalmente é iniciado com quimioterapias, radioterapias, além do transplante de medula óssea.

O transplante de medula necessita de doadores compatíveis para o sucesso do tratamento. A busca por esses doadores é feita através de um banco de dados de pessoas voluntárias para doação. Muitos pacientes portadores de leucemia têm no transplante de medula óssea sua única esperança de manterem-se vivos, por isso a doação, acima de tudo, é um ato de amor.

Os doadores podem se cadastrar no banco de dados do hemocentro de seu próprio estado e ali receberão informações a respeito de todo o processo.

Ambas as doenças – leucemia e anemia – precisam de tratamento médico especializado. Ao sinal de qualquer sintoma é importante buscar auxílio médico e realizar rapidamente todos os exames solicitados a fim de reverter o quadro o mais rapidamente possível.

As chances de cura para a leucemia são grandes quando a doença é diagnosticada inicialmente. Já a anemia pode ter seu quadro revertido seguindo criteriosamente os cuidados passados pelo médico.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.