Procon flagra prática perigosa em salões de beleza

A prática pode afetar a saúde das clientes! Todos os estabelecimentos fiscalizados apresentaram irregularidades.

Rachel D.C.

A Fundação Procon São Paulo fiscalizou alguns salões de área nobre em São Paulo e todos foram reprovados por apresentarem irregularidades. Todos os 34 estabelecimentos usavam produtos fora da validade ou sem o prazo de validade.

É comum a cliente não verificar o prazo de validade, mas esse detalhe não passa despercebido pelos fiscais treinados do Procon.

“Nosso objetivo é conscientizar tanto os cabeleireiros quanto os consumidores da importância de verificar esse tipo de conduta”, disse Bruno Stroebel, supervisor de fiscalização em entrevista para a Globo.

Os fiscais encontraram condicionadores, shampoos, sprays, esmaltes e maquiagem que já deveriam ter ido para o lixo. O Procon tinha como objetivo nessa fiscalização, preservar a saúde da mulher por causa dos ingredientes tóxicos que muitos desses produtos apresentam, segundo a Folha de São Paulo.

O perigo para a saúde

Produtos de beleza vencidos tanto para a pele, unha ou cabelo podem ocasionar na queda de cabelo, alergia e até intoxicação. O Procon quer proteger as mulheres que pagam por um serviço e podem sair com a saúde prejudicada.

Advertisement

“Quando a gente usa um produto de beleza que está fora do prazo de validade tem um risco maior de esse produto ter tido alguma modificação na estrutura química das substâncias, pode ter tido alguma mudança do produto do PH e você corre o risco maior de ter alergia, de ter dermatite, de sensibilização com esses produtos”, explicou a dermatologista Alessandra Romiti para o Bom Dia Brasil.

A Dermatologista Hadley King explica à Revista Women’s Health que os produtos de pele têm moléculas que com o tempo podem se quebrar em outra coisa e consequentemente a pessoa pode ter alguma reação ao produto. Pode ocorrer uma dermatite de contato que é uma inflamação que resulta em vermelhidão, erupção cutânea, bolhas e inchaço da pele.

Salões de beleza são reprovados em fiscalização do Procon em S…

A importância do BioSegurança. Exija do profissional!

Salões de beleza são reprovados em fiscalização do Procon em São Paulo

Advertisement

Trinta e três salões (todas as unidades visitadas tinham produtos fora da validade) em um bairro de classe média alta foram fiscalizados na primeira etapa da ação. A falta de informação do preço do serviço foi o principal problema. Seguido de perto pelo uso de produtos vencidos ou sem prazo de validade.

Fonte: TV Globo nesse link: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/03/saloes-de-beleza-sao-reprovados-em-fiscalizacao-do-procon-em-sao-paulo.html

Os salões de beleza de São Paulo viraram alvo do Procon e foram reprovados em uma fiscalização. Todas as unidades visitadas tinham produtos fora da validade.

Os clientes não costumam verificar a data de validade desses produtos no salão. Simplesmente escolhem o tratamento que vão fazer, a cor do esmalte e às vezes pagam muito caro por produtos que já não valem mais nada.

A gente pode não prestar lá muita atenção no prazo de validade dos produtos de beleza. Mas nada escapa aos olhos treinados dos fiscais do Procon. Eles começaram este mês a fazer uma blitz nos salões de cabelereiro de São Paulo.

Advertisement

Nesta primeira etapa, escolheram 33 salões em um bairro de classe média alta. Nessa região, um corte de cabelo pode custar mais de R$ 400. E em todos os estabelecimentos, os fiscais encontraram irregularidades.
A falta de informação do preço do serviço foi o principal problema, seguido de perto pelo uso de produtos vencidos ou sem o prazo de validade.

Esmaltes, cremes, shampoos, sprays que já deveriam ter ido para o lixo.

“Nosso objetivo é conscientizar tanto os cabelereiros quantos os consumidores da importância de verificar esse tipo de conduta””, explicou Bruno Stroebel, supervisor de fiscalização.

Em um salão mostrado na reportagem, o maior problema foi o esmalte vencido. O gerente diz que as manicures é que trazem de casa o próprio produto. Mas para o Procon, o salão também é responsável pelo que elas usam nos clientes.

“A gente, periodicamente, acaba fazendo uma triagem com relação à validade, mas sabe como é que é, né, às vezes a gente não consegue pegar tudo, 100% de todas as pessoas que estão aí, né, porque elas não trabalham todos os dias, também”, disse Ivo Yoshica, gerente de salão.

Advertisement

Além de não fazer mais o efeito desejado, usar produto vencido pode provocar alergia e irritação na pele, segundo os dermatologistas. A data de vencimento é uma referência da qualidade do produto. Por isso, é preciso prestar sempre atenção ao prazo de validade de tudo que a gente usa no salão e tem em casa.
“Quando a gente usa um produto de beleza que está fora do prazo de validade, tem um risco maior de esse produto ter tido alguma modificação na estrutura química das substâncias, pode ter tido alguma mudança do produto do PH e você corre o risco maior de ter alergia, de ter dermatite, de sensibilização com esses produtos”, explicou a dermatologista Alessandra Romiti.

O PH significa "Potencial de Hidrogênio", uma escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução.

Essa foi a primeira vez que o Procon de São Paulo realizou uma operação somente em salões de beleza.

Posted by Priscila Alcantara Terapeuta Capilar on Monday, March 27, 2017

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.