5 atitudes que você pode achar normal num relacionamento, mas que indicam abuso emocional

Relações abusivas nem sempre são óbvias...

12,621 views   |   41 shares
  • Alguns sinais são claros de que você está em um relacionamento abusivo, como agressividade verbal ou física, controle e perseguições. No entanto, existem situações e comportamentos que parecem inofensivos, mas que apontam para uma personalidade abusiva por trás de uma pessoa "adorável".

  • A advogada e autora Lucy Rocha reuniu 57 comportamentos que identificam relações abusivas. É chocante perceber que algumas realmente não parecem ser. Segundo a autora, "esses comportamentos, quando impostos dentro da relação, podem levar à total destruição da identidade, autoestima, capacidade de funcionar e vontade de viver da pessoa que se submete".

  • Dos comportamentos citados por ela, abaixo estão 5 atitudes que parecem normais num relacionamento, mas, que definitivamente não são. Fique atento(a) se seu parceiro costuma agir assim.

  • 1. Exagerar

  • Ele/ela adora um show para os outros verem. Pedem em namoro na rua, no metrô, no restaurante, ou se ajoelham em frente a uma multidão para dizer que amam ou para pedir em casamento - essa última mais comum entre os homens. Os agrados, os cuidados, as surpresas, os telefonemas tudo tem um tom exagerado. Saiba que embora pareça ser amor, seu par quer manter você focado nele e não lhe dá mais tempo para si e nem espaço para olhar ao redor. Ele não quer que você o olhe profundamente, então lhe distrai. Também exageram com o "sempre" e o "nunca" em frases que jamais revelam a real intenção do abusador, como: Eu vou estar sempre com você - e some por dois dias - ou "nunca mais eu volto" e aparece na porta do seu trabalho ou faculdade no dia seguinte.

  • 2. Manipular com planos

  • Eles fazem mil planos, desde o início do namoro já falam na lua de mel, na casa que vão comprar, quantos filhos terão etc. A pessoa apaixonada não notará que algo está errado, mas pode ter certeza que está. Também é comum a manipulação através de palavras doces, como "quero fazer de você a mulher (o homem) da minha vida inteira, quero envelhecer ao seu lado, porque você é especial, a melhor pessoa que já encontrei e a mais linda!" Geralmente a essas frases de efeito se segue algo manipulador como: "Mas, você prefere seus amigos a mim...".

  • 3. Não gostar de se explicar

  • Numa relação é normal haver dúvidas e divergências. Muitas vezes é necessário explicar ao seu par porque você foi a determinado lugar, porque se encontrou com ex-parceiros, etc. Se a pessoa esconde suas atitudes ou não se explica e ainda vem com "eu te amo, não vamos brigar por bobagens", faz pouco de suas dúvidas ou lhe acusa de "estragar a noite" com suas perguntas, ele/ela está sendo abusivo.

  • Advertisement
  • 4. Desqualificar "com carinho"

  • O parceiro abusivo quer destruir sua autoestima para que você se torne dependente dele e pense que não encontrará ninguém que lhe aceite com seus defeitos. Então, de maneira "carinhosa" ou "divertida" ele irá destruir sua autoestima. Brincadeiras, apelidos e frases como: "Você é tão lindo que nem noto seus erros de português", ou "Cadê minha bolotinha?", "Eu a aceito com todos os seus defeitos - até com sua celulite!", parecem inocentes, mas não são.

  • 5. Brincar com o que lhe fere

  • A pessoa abusiva é um expert em encontrar seu ponto fraco ou defeito e depois fazer brincadeiras ou envergonhá-lo diante de outros. Quando você se ofende, ele diz que você não tem senso de humor, é chata(o) ou promete que "nunca mais" brincará com você. Se faz de ofendido e fica com raiva para, claro, a culpa cair sobre você. Muitas pessoas acabam por cair na armadilha de sentir culpa por ter sido envergonhada na frente dos outros, devido à habilidade do abusador em virar as situações e passar por vítima. O que, aliás, ele faz sempre.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr