A atriz Renata Banhara está no CTI com infecção cerebral grave. E tudo começou de maneira silenciosa

Bactérias passeiam pelo corpo migrando de um lugar para outro. Dependendo das condições orgânicas e do grau de infecção, elas podem matar.

Stael Ferreira Pedrosa

A modelo, atriz e repórter Renata Banhara foi internada na última quarta-feira com um quadro grave de infecção cerebral. No entanto, a notícia só foi confirmada nessa segunda, dia 10, depois que Renata já havia sido submetida a duas cirurgias no cérebro.

Segundo a assessora de imprensa da celebridade, Roneia Forte, a origem do problema foi uma infecção dentária. A polpa do dente é porosa e sujeita ao alojamento de bactérias que podem causar infecções graves, como no caso de Renata: As bactérias que se alojaram em seu dente e maxilar acabaram por causar uma sinusite e migraram para o cérebro, o que agravou o quadro geral e levando a atriz ao CTI e às cirurgias. Ainda segundo Roneia, um otorrinolaringologista aspirou o foco de bactérias alojado no osso facial. E que ela segue se recuperando na UTI do hospital.

O irmão de Renata, Tulio Alano, informou que a modelo está sedada. No entanto, o quadro é estável e Renata está reagindo aos antibióticos. Seu marido e filho estão muito abalados e não querem dar entrevista.

Advertisement

Uma infecção insidiosa

Tudo começou sem sintomas, segundo a própria paciente. Não houve febre e ela apenas sentiu dor de cabeça forte. Em suas palavras: “Esse dente fez um polo de infecção. Só que ele não deu febre, ele não deu pouso, ele não infeccionou. Ele fez uma infecção sigilosa […] a bactéria foi para os ossos, fez uma sinusite e essa sinusite criou outras bactérias. Mas a sinusite também não me deixou com febre, não saiu secreção, não fez nada, tudo silencioso”, explicou.

Renata apenas tomava analgésicos e caso o seu médico não tivesse descoberto o problema, a modelo poderia ir a óbito.

Quais são os riscos de acontecer tal quadro?

Bactérias são seres unicelulares microscópicos que podem se reproduzir através de divisão celular de maneira muito rápida. Estas já estavam no planeta antes mesmo da primeira planta ou animal surgir. Existem em vários tipos de cepas, algumas boas (úteis ao ser humano) e as más, que causam doenças desde as mais simples como laringite, até septicemia (infecção generalizada).

Muitas bactérias vivem no organismo humano, mas são contidas pelo sistema imunológico. Quando a imunidade baixa, as bactérias que estavam latentes, se reproduzem e invadem alguma parte do organismo. No caso de Renata ela tinha uma boca saudável, mas provavelmente devido à deficiência imunológica as bactérias então se alastraram. Segundo a dentista da modelo, Patrícia Galli, não é comum uma infecção dentária migrar para o cérebro, “Mas, 70% dos casos de sinusite podem migrar para o cérebro”, alerta.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.