Se você reconhecer estes 6 sintomas estranhos, você pode estar sofrendo de depressão

A depressão não se manifesta apenas com sentimentos de tristeza ou desconsolo. Às vezes, ela provoca sintomas um pouco mais difíceis de identificar.

50,374 views   |   103 shares
  • O transtorno depressivo é uma doença com efeitos muito negativos que pode chegar a afetar a maneira como você se sente, como você age e como você pensa. A Associação Americana de Psiquiatria define alguns de seus sintomas, tais como tristeza profunda, indiferença pelas coisas que antes lhe traziam alegria, falta de energia e um nível extremamente baixo de autoestima.

  • É comum relacionarmos a depressão com tristeza severa, no entanto, a depressão pode apresentar-se com muitos outros sintomas, alguns um pouco estranhos que podem chegar a ser confundidos com outras condições.

  • Se você reconhecer algum destes sintomas em si mesmo, você pode estar sofrendo de depressão sem mesmo saber. Ao não ser diagnosticada corretamente, a depressão pode afetar significativamente sua vida, por isso é importante conhecer corretamente suas manifestações e procurar ajuda profissional o quanto antes.

  • O efeito zombie

  • Se uma pessoa demonstra sinais óbvios de tristeza profunda, desânimo com a vida, ou falta de energia, é fácil supor que essa pessoa está possivelmente sofrendo de depressão. Mas em certos casos, a depressão se manifesta de maneira que a pessoa assume uma posição fria ou ausente diante de situações que sob circunstâncias normais lhe causariam alegria ou tristeza. Este efeito zombie ou falta total de emoção, tanto negativa como positiva, é uma característica clara da depressão, de acordo com a revista de ajuda Prevention.

  • Você mergulha nas redes sociais

  • De acordo com um estudo publicado na revista de Psicologia Clínica e Social, existe uma estreita relação entre a depressão e o vício nas redes sociais. O estudo fala especificamente da quantidade de tempo que as pessoas dedicam ao Facebook. As pessoas com alto índice de depressão podem usar as redes sociais para fugir da realidade ou por falta de interações na vida real. De qualquer forma, o uso excessivo de Facebook faz com que as pessoas com depressão comparem sua vida com as versões de vida perfeitas que geralmente são idealizadas nas plataformas sociais, o que piora os sintomas depressivos.

  • Advertisement
  • Sensibilidade alterada à rejeição

  • Todos somos afetados de alguma maneira pela rejeição, mas se você sente que é extremamente sensível a ser rejeitado, isto pode significar outra coisa. De acordo com a página de informação médica WebMD, as pessoas que sofrem de depressão atípica têm reações mais intensas à rejeição, tanto que a longo prazo resulta em sérios problemas dentro de seus círculos sociais e de trabalho.

  • Indecisão extrema

  • É difícil para você tomar decisões como: que sapato usar, que programa de televisão assistir, comer uma maçã ou uma pera, etc.? Todos nós nos sentimos distraídos de vez em quando, mas de acordo com um artigo na revista Prevention, quando nossos processos cognitivos são afetados de tal maneira que tomar decisões cotidianas se torna uma tarefa difícil, isto é um claro sintoma de que você pode estar sofrendo de depressão.

  • Você se culpa por tudo

  • As pessoas com depressão sofrem de transtornos de baixa autoestima. Por esse motivo, estudos têm mostrado que quem sofre de depressão tem a tendência de generalizar situações externas e refleti-las em seu valor pessoal. Por exemplo, quando algo dá errado, sentem que sem dúvidas é porque não são competentes o suficiente. A tendência de culpar a si mesmo por coisas externas é um sintoma chave da depressão.

  • Obsessão pelo trabalho

  • Algumas pessoas reagem à depressão tentando mascarar o problema mergulhando em seu trabalho ou tarefas diárias. Especificamente, os homens podem tornar-se obcecados com suas carreiras profissionais e as mulheres podem chegar a se obcecar com cuidar dos filhos e do seu lar. Suas vidas passam a funcionar especificamente para esses fins, e às vezes, sem perceber, se submergem nessas atividades como uma forma de distração da depressão que tentam afogar.

  • Se você reconhece estes sintomas em sua vida e suspeita que possa ter depressão, procure ajuda imediatamente. A depressão não é um sinal de fraqueza, é uma doença que, com a ajuda adequada, você pode vencer.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Si reconoces estos 6 RAROS síntomas, podrías estar sufriendo de DEPRESIÓN.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Zaida Libertini es originaria de San Pedro Sula, Honduras y actualmente reside en el estado de Utah, Estados Unidos. Escribe por placer y es ama de casa, esposa y madre de un pequeño de cinco años.

Se você reconhecer estes 6 sintomas estranhos, você pode estar sofrendo de depressão

A depressão não se manifesta apenas com sentimentos de tristeza ou desconsolo. Às vezes, ela provoca sintomas um pouco mais difíceis de identificar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr