Com um copo d’água e um espelho, você pode descobrir anormalidades na tireoide

Não deixe de fazer esse teste, principalmente as mulheres, vocês podem estar detectando uma doença grave que atinge atualmente quase 300 milhões de pessoas no mundo.

Stael Ferreira Pedrosa

Alguns hábitos são altamente eficazes na detenção precoce de uma doença, como o autoexame de mamas, de boca e outros ajudam a prevenir o câncer. No entanto, muitas pessoas não sabem que é possível realizar um autoexame da tireoide. Assim como já fazemos o autoexame das mamas, da pele e testículos, podemos examinar nossa tireoide de maneira simples e rápida.

O autoexame da tireoide

A endocrinologista Dra. Elise Brett, ensina os passos necessários na conduta para um autoexame da tireoide, que é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte da frente do pescoço sobre a traqueia e abaixo das cordas vocais. Homens devem olhar diretamente abaixo do pomo de Adão.

Esta glândula é responsável pela produção e regulação hormonal, liberando os hormônios T3 e T4 na corrente sanguínea para que cumpram suas funções. Estes hormônios são controlados pela glândula hipófise através de uma substância chamada TSH e atuam sobre o metabolismo, a frequência cardíaca, o peso e o sistema digestivo. Esta glândula pequena é extremamente importante, pois afeta todos os órgãos e células do corpo.

Segundo a Dra. Brett, para fazer o teste, tudo que você precisa é de um copo de água e um espelho. Deve-se procurar sinais de qualquer ampliação ou nódulos, que são pequenos caroços. Basta beber a água, inclinar o pescoço um pouco para trás e olhar no espelho se aparecem protuberâncias estranhas ou qualquer alteração que indique um aumento de tamanho.

Caso note quaisquer caroços ou inchaços, procure um médico para um diagnóstico adequado. Um aumento – independente da causa – na glândula tireoide é chamado de bócio e atinge cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que o número de mulheres propensas a ter o problema é de 5 a 8 vezes maior que de homens.

Advertisement

Caroço na tireoide é câncer?

Nem sempre uma alteração na tireoide é indicativo de câncer. É importante prestar atenção a quaisquer sinais ou anormalidades que permitam perceber que algo não está normal. Há uma série de doenças da tireoide que requerem um bom diagnóstico e tratamento e acompanhamento. As doenças são bócio, hipotireoidismo, hipertireoidismo e doença de Hashimoto.

Segundo o programa Bem-estar, a doença de Hashimoto é a principal causa do hipotireoidismo. Quando ocorre a tireoidite de Hashimoto, “o próprio organismo produz anticorpos que destroem a glândula, diminuindo todo o metabolismo do corpo. Nesse caso, o corpo tenta ‘parar o indivíduo’, já que não há ‘combustível’ para ser gasto”.

Também é bom estar ciente de que a presença de protuberâncias na região não significa automaticamente que seja uma doença da tireoide. Às vezes surgem nódulos de natureza benigna e a melhor maneira de certificar-se é através da consulta médica e realização dos exames necessários – disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

É possível tratar?

A parte boa é que ninguém precisa sofrer com estes males, os problemas da tireoide são tratáveis, inclusive o câncer. Dependendo do estágio do câncer de tireoide, a sua taxa de sobrevivência é relativamente alta com o tratamento, de acordo com a American Cancer Society. Tal como acontece em qualquer caso de câncer, a detecção precoce é fundamental.

Temos que estar atentos e aprender a entender os sinais que o corpo dá de que algo não vai bem. Se estamos mais cansados ou sonolentos que o normal, ou enfrentamos dificuldades para dormir, se aumentamos ou diminuímos de peso sem mudar nossos hábitos, se nosso humor está instável, nossa memória falha ou não suportamos o calor, podemos estar sofrendo de disfunções tireoidianas e buscar ajuda médica é a escolha mais acertada.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.