À esposa que não está apaixonada por seu marido

Eu posso perceber seu sentimento de culpa e compreender. Eu já passei por isso também, e acho que este artigo pode ajudar.

Tammy Greene

Recebi recentemente um comentário anônimo de uma mulher que me contou qual era o maior desafio em seu casamento: “Não estou apaixonada por meu marido, eu o amo, mas não me sinto apaixonada. Eu não deveria estar?”

Para essa mulher que me escreveu e para qualquer outra pessoa que se sinta assim, eu espero que as palavras seguintes ajudem.

Querida esposa que não se sente apaixonada por seu marido, você não está sozinha. Também já passei por isso. Posso perceber seu sentimento de culpa em suas palavras e em sua pergunta.

As meninas crescem fantasiando sobre como será o casamento. Nos filmes e livros, vemos imagens de cortejos românticos e de belos e impressionantes pedidos de casamento. Imaginamos um “felizes para sempre” como desfecho.

No dia do casamento, você imagina estar “apaixonada” para o resto de sua vida. Você imagina que o mistério, as borboletas, a exaltação, o desejo, os sentimentos de “paixão” nunca desaparecerão.

Advertisement

Mas a dura realidade é – Todos os casais têm um fluxo natural e intermitente de conexão.

Como eu sei? Também passei por isso!

Há momentos em que meu marido e eu estamos extremamente conectados, e tenho novamente a sensação da emoção intensa e vertiginosa dos primeiros dias.

Mas, também houve longos períodos em que eu não me sentia apaixonada. Quando estávamos distantes e desconectados eu sentia que a “paixão” era uma lembrança do meu passado. Naqueles tempos eu me preocupava com o futuro do nosso relacionamento.

E houve muitas vezes em que eu questionei a mesma coisa que você se questiona.

Advertisement

Eu não entendia porque eu não me sentia apaixonada. Pensei que esse sentimento duraria para sempre. Mas, a realidade é, nós todos atravessamos épocas de sentimentos diferentes desta maneira.

Quer saber por quê?

A realidade chama, a vida segue. Mudam-se as prioridades. A pessoa que costumava ser a número um na lista vai lá para baixo. Despenca para alguma posição abaixo do trabalho, crianças, lição de casa, família, amigos, finanças, etc. …

Tantas outras coisas têm prioridade sobre nossos casamentos que, ao longo do tempo, podemos começar a nos sentir mais como companheiros de quarto do que amantes.

Para a esposa que não está apaixonada por seu marido, quero lhe dizer 4 coisas

  1. O que você está sentindo é normal. Não há motivo para se sentir mal. É uma parte do ciclo natural do casamento.

  2. Você pode se apaixonar novamente por seu marido. É um fato que eu comprovei.

    Advertisement
  3. A segunda vez que você se apaixonar por seu marido será diferente da primeira. Na primeira vez, o amor parece estar fora do seu controle, é como se você caísse numa piscina e sentisse a água por todos os lados. Mas, nos momentos subsequentes que você se apaixona novamente por seu cônjuge esta paixão será mais intencional, mais calorosa e cheia de consideração.

  4. Para que isso aconteça, você deve colocar seu casamento de volta no topo da lista. Você deve ter a intenção de amar e o sentimento de estar apaixonada aparecerá novamente.

Amo meu marido. Sempre o amei. Mas, há alguns anos, eu não me sentia apaixonada. Estávamos em lutas contínuas. Não estávamos conectados. E eu questionava onde estaria nosso “felizes para sempre”.

Quer saber o que me fez apaixonar de novo?

Intenção.

Uma intenção direta de colocar meu casamento em primeiro lugar. Uma intenção direta de criar um melhor relacionamento.

Advertisement

Agora, meu marido e eu intencionalmente reservamos tempo para estarmos sozinhos. Intencionalmente viajamos juntos. Somos intencionais em melhorar a nossa comunicação. Somos intencionais em nossos toques ao longo do dia. Somos intencionais ao mostrar apreço. Somos intencionalmente responsáveis por nossas ações.

Embora eu atualmente me sinta muito apaixonada por meu marido, estou ciente de que não será sempre desta maneira. Haverá momentos no futuro onde não me sentirei “apaixonada” e onde as coisas parecerão estagnadas e pouco excitantes.

Mas agora eu entendo que a falta do sentimento de paixão na maioria das vezes resulta de uma perda de conexão. Ao reorientar a conexão intencional, as coisas começarão a voltar aos trilhos.

À mulher que não está apaixonada pelo marido

Não se preocupe. Não há necessidade de se sentir culpada. Vai ficar tudo bem. Posso dizer isso por experiência própria.

É uma experiência totalmente normal, mas não deixe a desconexão continuar por muito tempo. Períodos prolongados de desconexão podem ser prejudiciais à felicidade geral e à longevidade de seu relacionamento.

Advertisement

Assuma o controle do seu casamento. Acredite ou não, você tem o poder de escolher estar apaixonada. Você tem o poder de criar o casamento que você deseja.

Se você ainda ama o seu marido, isso diz muito sobre seu relacionamento. Com intenção, você pode se sentir “apaixonada” novamente. Assim como aconteceu comigo várias vezes, acredito que pode acontecer a você também.

Com muito amor e bons desejos,

Tammy

_Este artigo foi publicado originalmente no blog de Tammy Greene, “Married and Naked” e republicado aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...