Por que o sono é tão importante?

Durante o sono vários processos reparadores acontecem em nosso organismo e eles são fundamentais para garantir nossa saúde.

Renata Finholdt

Você já pensou que grande parte de sua vida você passa dormindo? Apesar de parecer um tempo improdutivo, todo esse tempo gasto dormindo é essencial para manter a boa saúde, e porque não, a vida propriamente dita.

Dormir, além de relaxar o corpo, também atua em nossa saúde mental, e por isso esse momento é tão precioso.

Enquanto dormimos o cérebro trabalha

É durante nosso sono que ocorre no cérebro uma verdadeira faxina. As conexões e toxinas indesejadas são limpas para que tudo volte a funcionar bem. Dormir pouco pode atrapalhar este processo e a médio ou longo prazo as consequências virão.

Dormir faz bem para a saúde

Nossos avós já diziam: “Vamos dormir que amanhã tudo se resolve”, realmente dormir faz muito bem em todos os sentidos, inclusive para a nossa saúde física. Enquanto dormimos nossa musculatura toda relaxa e descansa, nossa memória se consolida, nosso sistema imunológico se fortalece.

Os hormônios também são liberados durante o sono, o do crescimento, por exemplo, é ativado logo na primeira hora em que estamos dormindo e é fundamental para nos proporcionar vigor físico além, logicamente, do crescimento para os mais novos. Outros hormônios importantes liberados são os que controlam a ansiedade, além também da insulina, que é o hormônio responsável pelo controle do açúcar no sangue.

Advertisement

Qualidade de sono

Já que dormir bem é tão importante, ter consciência e se preparar para isso também é fundamental. Ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, evitar o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas são práticas favoráveis para garantir uma boa noite de sono.

E por falar em uma boa noite de sono, muito se diz sobre a quantidade de horas necessárias para dormir. Recentemente um estudo publicado relacionou o sono à faixa etária de cada um e desta forma o recomendado para um adulto de até sessenta e quatro anos são de sete a nove horas de sono diário. Os mais velhos, crianças e adolescentes, normalmente têm uma necessidade maior que os demais.

Algumas distrações da vida moderna podem fazer com que a quantidade de sono ideal não se cumpra, principalmente entre os mais jovens. O uso de celulares, tablets, videogames e computadores podem entreter demais seus usuários, de modo que não percebam a hora passar e entrem madrugada adentro perdendo preciosas horas de descanso, o que claramente afeta seu desempenho no dia seguinte.

Assim como tudo na vida um bom planejamento para garantir boas horas de sono fará toda diferença para sua saúde física e mental. Não deixe de descansar adequadamente!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.