Por que o sono é tão importante?

Durante o sono vários processos reparadores acontecem em nosso organismo e eles são fundamentais para garantir nossa saúde.

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  • Você já pensou que grande parte de sua vida você passa dormindo? Apesar de parecer um tempo improdutivo, todo esse tempo gasto dormindo é essencial para manter a boa saúde, e porque não, a vida propriamente dita.

  • Dormir, além de relaxar o corpo, também atua em nossa saúde mental, e por isso esse momento é tão precioso.

  • Enquanto dormimos o cérebro trabalha

  • É durante nosso sono que ocorre no cérebro uma verdadeira faxina. As conexões e toxinas indesejadas são limpas para que tudo volte a funcionar bem. Dormir pouco pode atrapalhar este processo e a médio ou longo prazo as consequências virão.

  • Dormir faz bem para a saúde

  • Nossos avós já diziam: "Vamos dormir que amanhã tudo se resolve", realmente dormir faz muito bem em todos os sentidos, inclusive para a nossa saúde física. Enquanto dormimos nossa musculatura toda relaxa e descansa, nossa memória se consolida, nosso sistema imunológico se fortalece.

  • Os hormônios também são liberados durante o sono, o do crescimento, por exemplo, é ativado logo na primeira hora em que estamos dormindo e é fundamental para nos proporcionar vigor físico além, logicamente, do crescimento para os mais novos. Outros hormônios importantes liberados são os que controlam a ansiedade, além também da insulina, que é o hormônio responsável pelo controle do açúcar no sangue.

  • Qualidade de sono

  • Já que dormir bem é tão importante, ter consciência e se preparar para isso também é fundamental. Ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, evitar o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas são práticas favoráveis para garantir uma boa noite de sono.

  • E por falar em uma boa noite de sono, muito se diz sobre a quantidade de horas necessárias para dormir. Recentemente um estudo publicado relacionou o sono à faixa etária de cada um e desta forma o recomendado para um adulto de até sessenta e quatro anos são de sete a nove horas de sono diário. Os mais velhos, crianças e adolescentes, normalmente têm uma necessidade maior que os demais.

  • Algumas distrações da vida moderna podem fazer com que a quantidade de sono ideal não se cumpra, principalmente entre os mais jovens. O uso de celulares, tablets, videogames e computadores podem entreter demais seus usuários, de modo que não percebam a hora passar e entrem madrugada adentro perdendo preciosas horas de descanso, o que claramente afeta seu desempenho no dia seguinte.

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  • Assim como tudo na vida um bom planejamento para garantir boas horas de sono fará toda diferença para sua saúde física e mental. Não deixe de descansar adequadamente!

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Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Por que o sono é tão importante?

Durante o sono vários processos reparadores acontecem em nosso organismo e eles são fundamentais para garantir nossa saúde.
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