6 tipos de dores de cabeça que não devem ser ignorados

Mesmo sendo comum e constante, dor de cabeça não é algo que deva ser ignorado. Veja os riscos.

Michele Coronetti

A correria de todo dia, o estresse e problemas costumam causar dor de cabeça nas pessoas. Tomar um remédio para dor de cabeça se tornou tão habitual quanto respirar. Esse costume não é nada bom porque quando o corpo sente dor ele está avisando que algo não vai bem e precisa da atenção da pessoa. O ideal é verificar o motivo real da dor.

Existem pelo menos seis casos onde a cefaleia deve ser questionada e tratada. Mesmo que pareçam simples e corriqueiras, elas merecem atenção e terapêutica adequada, o que pode ser feito mesmo sem o uso de drogas lícitas como uma simples aspirina.

1. Tensão

Um dos tipos mais frequentes de dor de cabeça é causada geralmente pelo estresse, preocupações, ansiedades e cansaço. Ocorre com a maioria das pessoas ao menos uma vez na vida e pode ser evitada através de hábitos simples como dormir adequadamente, praticar alongamentos, ioga ou outros tipos de relaxamentos ou massagens. Ela normalmente atinge a fronte (testa) e o restante da cabeça, especialmente próximo à nuca. Resultado da tensão muscular do pescoço, ombros e costas que muitas vezes sofrem também. Viver de maneira organizada evitando ansiedades, anotando as tarefas a serem realizadas para que elas não fiquem sendo lembradas constantemente pelo cérebro e ampliem o estresse também permite ficar longe deste mal.

2. Sinusal

Conhecida por dor de cabeça por sinusite ela normalmente é provocada por infecção sino-nasal (entre o nariz e os olhos, podendo atingir também a fronte). Um médico deve ser consultado para a prescrição de medicamentos adequados, afinal, uma aspirina não resolverá o problema, apenas aliviará por pouco tempo e poderá impedir que a cura seja alcançada através de remédios adequados.

3. Enxaqueca

Diferente de uma dor de cabeça comum, ela é sentida de forma pulsante e causa muita sensibilidade à luz, sons, odores podendo resultar em náuseas e vômitos. Algumas vezes ela avisa que está chegando através de luzes que brilham ou piscam no canto dos olhos. Quem sofre de enxaquecas pode tratar com medicamentos específicos que evitam ou abortam o processo da dor. O médico saberá o melhor para cada caso.

Advertisement

Saiba diferenciar dor de cabeça, enxaqueca e AVC: isso pode salvar sua vida

4. Cefaleia histamínica

Apenas 1 % da população mundial sofre com esta dor. Ela normalmente surge todos os dias, sempre no mesmo horário. Ela inicia na região dos olhos, normalmente pela manhã ou depois de um cochilo. Também afeta pessoas após a ingestão de bebidas alcoólicas e a maioria dos fumantes. Ela pode ocorrer vários dias seguidos e até meses. Pode ser prevenida e o médico ajudará no melhor tratamento.

5. Exercícios físicos

Algumas pessoas, especialmente atletas por profissão, sentem fortes dores na cabeça ao praticar exercícios. Outros sintomas diferentes dos habituais podem ser reparados e relatados ao médico. A dor é semelhante à enxaqueca e exames podem revelar problemas mais complexos como tumores cerebrais.

6. Cefaleia do Trovão

Uma dor forte e repentina que pode durar até um minuto é a característica principal dessa dor de cabeça. A intensidade da dor diminui após este tempo, mas continua por uma hora ou mais. As dores no pescoço, costas e por toda a cabeça podem durar até 10 dias. Pode causar náuseas, tonturas e também perda de consciência. Quando relatada e pesquisada normalmente revela problemas mais graves que necessitam de tratamentos.

As cefaleias mais comuns podem ser controladas e evitadas com ajuda médica e tratamentos específicos. Outras mais raras também podem ser resolvidas através de especialistas médicos. Manter o corpo saudável e equilibrado em todas as questões traz melhor qualidade de vida a todos.

Advertisement

Dor de cabeça: Um sintoma infantil que não deve ser ignorado

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.