Compulsão fez noiva arrancar muitos fios da cabeça, mas ela ganha o cabelo dos sonhos para seu casamento

Ela conseguiu esconder o distúrbio de seu namorado durante três anos, até que não pôde mais mentir.

Erika Strassburger

Que mulher não deseja ter um cabelo bonito e saudável e se esforça para que ele se torne a melhor “moldura” possível para seu rosto? O problema é quando um transtorno psicológico faz você agir de maneira totalmente contrária.

Foi o que aconteceu com Ruth Sweet. Durante sua adolescência, ela desenvolveu um distúrbio crônico conhecido como Tricotilomania – condição que faz com que a pessoa tenha uma vontade incontrolável de arrancar os fios de cabelo e da sobrancelha como meio de controlar a ansiedade e o nervosismo. A doença causa calvície e, consequentemente, trauma, timidez e isolamento social.

Como tudo começou

Ruth começou a arrancar os cabelos como meio de aliviar as emoções causadas pelo divórcio dos pais. Ela disse ao Mail Online: “Eu passava horas procurando o cabelo certo para puxar, e enquanto puxava, me sentia segura, como se tivesse um cobertor de segurança em volta de mim.” Ela chegava a arrancar vários fios ao mesmo tempo, muitas vezes fazendo sua cabeça sangrar.

Quando era jovem, ela conseguia disfarçar os estragos causados pela compulsão. Penteava o cabelo de forma a cobrir a parte calva e usava lenços. Por três anos, ela conseguiu esconder sua doença de Josh – com quem ela namorava desde os 14 anos (quando recebeu o diagnóstico). Quando ele notava algumas falhas em seu cabelo, ela dizia que os fios estavam caindo sozinhos.

Seu problema cada vez se agravava mais

Mas os anos iam passando e o estrago aumentando. Ruth arrancou praticamente todos os fios da franja e no topo da cabeça. Algum tempo depois de ter descoberto a verdade, Josh sugeriu que ela raspasse a cabeça, assim ela não teria mais fios para puxar. Ela o fez, mas se sentiu ainda pior sem nenhum cabelo.

Advertisement

Ruth e Josh mantiveram sigilo sobre o problema durante alguns anos. Até que, enfim, ela criou coragem para expor publicamente seu problema. Então, as coisas começaram a mudar.

Casamento era um assunto que a incomodava muito

Embora namorasse Josh há vários anos, Ruth não queria saber de se casar, pois não suportava a ideia de se vestir de noiva com o cabelo daquele jeito. Assumir publicamente sua compulsão foi fundamental para que ela corresse atrás de meios para reverter sua condição e recuperar sua autoconfiança.

A solução milagrosa

Ela se submeteu a alguns tratamentos, mas não surtiram efeito. Foi então que encontrou uma opção estética que poderia devolver sua autoestima: o Sistema Interlace. Trata-se de uma engenhoca composta de uma malha respirável que contém cabelo humano, que é integrada ao cabelo natural. Seu cabelo vai crescendo por baixo da malha e ela não consegue mais arrancá-lo.

Ela gastou mais de 2.000 Libras Esterlinas, o que equivale a mais de 8.000 Reais, para voltar a ter cabelo. E o resultado ficou incrível. Com a autoconfiança resgatada, ela finalmente casou-se com Josh. Ela conta como se sentiu no dia do seu casamento: “Eu me senti como uma nova mulher quando eu olhei no espelho no dia do nosso casamento, foi o melhor dia da minha vida.”

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.