Bebê nasceu com 512 gramas, por isso ninguém imaginava que ele ficaria assim após um ano

Os médicos não conseguem acreditar que ele nasceu de 5 meses e meio.

Stael Ferreira Pedrosa

Lyndsey Miller estava no quinto mês de gestação quando começou a sentir contrações e entrou em trabalho de parto. O casal de Ohio nos Estados Unidos ficou assustado com a situação já que o bebê estaria nascendo muito antes do esperado e os médicos não conseguiram evitar o nascimento do bebê, segundo reportagem do CNN.

Ward Miles Miller nasceu medindo apenas 30,5 cm de comprimento e pesando apenas 512 gramas, que logo caíram para 485 gramas.

Benjamim Miller, o pai de Ward, conta que um médico lhes disse que “até aquela primeira noite havia 50% de chances de que Ward seria normal”. “Definitivamente, oramos e oramos muito,” conta o pai emocionado ao CNN.

Benjamim, que é fotógrafo, capturou alguns dos momentos-chave da jornada de Ward pela vida e juntou-as em um vídeo com quase sete minutos de duração.

Ainda havia mais um desafio

Aos 10 dias de idade, um exame revelou que havia sangue no seu tecido cerebral coagulado em algum ponto de seu cérebro. Seu pai se lembra de chorar e orar durante todo o trajeto até o hospital naquele dia.

Advertisement

“E então você chega lá e vê ele deitado ali. Ele ainda é o mesmo”, disse. “Eu me sentia tão mal. O pequeno bebê sem controle sobre o que estava acontecendo, nada era culpa dele”.

Com o tempo, o coágulo não cresceu, e o sangue foi lentamente reabsorvido pelo cérebro. O problema felizmente não persistiu.

Finalmente, depois de passar mais de 100 dias na UTI do Hospital Infantil Nationwide, em Columbus, Ohio, o casal levou seu bebê para casa.

“Foi incrível”, disse Benjamim. “Esse foi o grande dia. Tudo foi se encaminhado para aquele dia, e ter ele em casa foi incrível. Foi como imaginávamos que seria sua chegada em casa, no entanto, tivemos que esperar 107 dias por essa experiência e por isso foi simplesmente fantástico.”

Veja o vídeo do primeiro ano de Ward

O vídeo tornou-se viral e já foi visto mais de 20 milhões de vezes. As imagens capturadas por Benjamim mostram a reação de Lyndsey quando Ward tinha 4 dias de nascido e estava coberto de fios e ligado a tubos. O vídeo foi uma forma de presentear o bebê e a mãe que passaram por momentos tão difíceis e desafiadores.

Advertisement

Mas Benjamin também tinha o deseja de concientizar e fortalecer outros pais que possam estar passando pela mesma situação que eles passaram. “É definitivamente uma maneira de conscientizar sobre as UTI neonatais”, disse o pai de Ward. “As pessoas não têm ideia do que se passa nessas unidades com os bebês e os pais apreensivos e amedrontados e isso acontece todos os dias em todo lugar.”

Muitos pais se identificaram com a história do pequeno Ward e comentaram no vídeo.

“Praticamente todo mundo está dizendo ‘essa é a minha história. Este vídeo poderia ter sido feito por mim’. Isso é exatamente o que eu passei'”, conta Benjamim.

Por Ward ter nascido antes do esperado, ele não parece ter 16 meses, parece ter apenas um pouco mais que um ano. Mas os pais estão felizes que ele está se desenvolvendo bem. O orgulhoso pai conta que “todos os médicos que tomam conhecimento de que ele nasceu 15 semanas antes do tempo, dizem que simplesmente não podem acreditar, pois ele nem parecia ser prematuro.”

Quanto à hemorragia cerebral ainda existe a possibilidade de que possa trazer problemas mais tarde, diz Benjamim, mas até agora ele não precisou de nenhuma fisioterapia e o único problema de saúde ocasional de Ward é inflamação na garganta que pode estar relacionada a algum tipo de alergia. No entanto, a família diz que ele tem “um ótimo médico”.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.