8 formas que a falta de espiritualidade pode afetar toda a sua família

A falta de espiritualidade no lar é muito perigosa! Entenda como ela pode influenciar o comportamento de sua família.

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Espiritualidade nada mais é do que a qualidade de alguém que possui crenças religiosas e as aplica em sua vida. Sendo você uma pessoa espiritual, você tem fé, reconhece a importância da família, se esforça para ser a cada dia uma pessoa melhor, mais gentil, mansa, pacificadora, honesta, grata, humilde, entre tantos outros atributos divinos. No momento em que a espiritualidade se enfraquece, todos estes atributos também enfraquecem. Veja atentamente como a falta de espiritualidade pode afetar maleficamente toda a sua família:

1. Desconfiança

Lembro que em um período da minha adolescência faltava espiritualidade em minha família, apenas minha mãe buscava isso. Lembro que eu não confiava nela e ignorava seus conselhos, e ela não confiava em mim também. Depois de uma mudança em nossa família, todos passamos a buscar espiritualidade, e a diferença foi nítida: eu não só passei a confiar nos conselhos de minha mãe, como também passei a pedir sempre a opinião dela. Ela confiava em mim e aos poucos deixei de ser insegura.

2. Mentiras

Quando não há confiança em um casamento, ou relacionamento entre irmãos, filhos e pais, e até mesmo entre amigos, as mentiras vêm à tona. Você pode pensar: “ele(a) nem confia em mim mesmo, se eu falar a verdade ou mentir não fará diferença”, então você fará o que for mais confortável para você sem pensar duas vezes.

3. Egoísmo

A falta de espiritualidade faz com que julguemos desnecessário ajudar ao próximo sem visar vantagens nisso. Dentro do lar, este comportamento é muito perigoso, pois os filhos reclamarão quando os pais pedirem ajuda com as tarefas domésticas; o homem achará que sua esposa é sua empregada, e que seus filhos não precisam de um tempo para brincar com os pais; a mulher se sentirá cada vez mais desvalorizada, e, portanto, se sentirá desmotivada a cuidar do lar, já que então essa responsabilidade passou a ser exclusivamente dela. A união é praticamente destruída.

4. Brigas

Não havendo união dentro do lar, a empatia – capacidade de colocar-se no lugar do outro – é rara. Se a mulher fracassou, o marido não hesitará em criticá-la, em vez de estender a mão para ajudar. Ela, por sua vez, revidará sem mansidão. Os filhos não aceitarão o “não” dos pais, e se acharão no direito de gritar com eles, já que veem eles gritando um com o outro quase que diariamente.

Advertisement

5. Falta de comunicação

É fácil notar que todos os membros da sua família estão se tornando adeptos às tecnologias e passam horas nas redes sociais, mas são incapazes de socializar entre vocês mesmos.

6. Ingratidão

Será muito mais fácil reconhecer os erros do que os acertos. Na realidade, todas as coisas boas que alguém de sua família fizer, parecerão sem importância, ou nada mais do que a obrigação.

7. Falta de união

Embora vocês estejam todos em casa perto uns dos outros, a distância entre vocês parece ser enorme. Parece que há um abismo entre vocês, um bloqueio.

8. Desânimo

Diante de todo este desastre familiar que a falta de espiritualidade pode causar a sua família, é quase impossível que haja algum ânimo para seguir em frente, crescer, melhorar, se esforçar, traçar metas e trabalhar para alcançá-las. A falta de espiritualidade pode causar falta de ânimo a todos os membros de uma família. Não deixe isso acontecer com a sua.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.