Entendendo o amor incondicional e perfeito do Pai Celestial

4 chaves para entender o amor perfeito e incondicional que o Senhor tem por nós e usufruir de Sua plenitude.

C. A. Ayres

Ele lhe ama incondicionalmente

O que significa amar incondicionalmente? O amor normalmente é medido através da reciprocidade, perdão e admiração mútuos e estas são algumas características condicionais. O amor que sentimos mais semelhante ao amor de Deus por nós pode ser comparado ao amor de um pai ou mãe para com seus filhos, não esperando nada em troca, mesmo se estes cometam erros e os magoem.

Um amor incondicional não limita, não convence, não influencia ou coloca condições. Portanto, podemos amar nossos filhos “de qualquer forma”, mas será que os amamos de fato incondicionalmente?

Não entendemos completamente um amor incondicional, e talvez não sejamos completamente capazes de fazê-lo, mas o Senhor o é, afinal, a maior prova de Seu amor é o arbítrio que nos deu, o poder de fazermos o que quisermos com nossas vidas, independentemente se O conheçamos ou mesmo se O amamos em troca ou não, se O machucamos ou desobedecemos.

Amor incondicional x Relações incondicionais

Você pode amar alguém sem ter uma relação com a pessoa ou mesmo um envolvimento maior. Com aqueles que nos envolvemos, seja de forma amorosa ou paternal e maternalmente há algumas condições.

Mas em relações amorosas, o amor pode ser sentido como incondicional enquanto mantido sob certas condições como fidelidade, respeito, gentileza, cuidado etc. Ou seja, enquanto sob certas condições, você sente um amor incondicional. Se tais condições são quebradas, a situação fica mais difícil.

Advertisement

O amor do Pai Celestial é totalmente incondicional

O Senhor nos ama independente se acreditamos Nele ou não, se fizemos escolhas erradas ou se estamos seguindo um caminho completamente oposto ao que Ele planejou para nós. Ele nos ama mesmo que não mereçamos nenhum tipo de amor.

Veja 4 características para entender o amor perfeito do Pai por nós:

1. Seu amor é ação, não somente sentimento

Independente se percebemos todos os presentes diários que ganhamos Dele como água, ar, flores, pássaros, comida, árvores, família, oportunidades, bênçãos etc., Ele nos proporciona tudo isso da mesma forma. Mesmo àqueles que destroem Seus presentes.

2. Seu amor é abrangente

Podemos amar uma ou outra pessoa em um ou outro momento, mas Deus ama a todos indiscriminadamente, não importa se a pessoa é rica ou pobre, mora no norte ou sul, seja ela de qualquer raça, cor, credo, orientação ou beleza. Seu Amor existe por todos os Seus filhos, sem exceção. O sol nasce para todos, mas a noite também. Seu amor está conosco sob sol, noite, chuva, pedra, seja lá o que for.

3. Seu amor proporciona liberdade

Independente se a pessoa está confortável ou não, se acredita Nele ou não, Ele dá espaço completo para a pessoa crescer e descobrir por si mesma o que precisa na vida, o que quer para seu futuro, qual caminho seguir, mesmo que isso seja totalmente contra os Seus mandamentos.

Advertisement

4. Seu amor perdoa

Somos imperfeitos e erramos todos os dias, e se nos arrependermos sinceramente, ou seja, se realmente cultivarmos um coração humilde a ponto de reconhecermos que precisamos Dele e cumprirmos os Seus ensinamentos, até mesmo para nossa própria sanidade mental, Ele sempre terá misericórdia de nós. Ou seja, sentir Seu amor depende muito mais de nós que Dele. Seu amor simplesmente existe, se não o usarmos estamos perdendo tempo.

Amor incondicional e eterno

Disse inspiradamente um especialista familiar e autor, Thomas S. Monson: “Seu Pai Celestial as ama — ama a cada uma de vocês. Esse amor nunca muda. Não é influenciado por sua aparência, por suas posses ou pela quantia de dinheiro que vocês têm em sua conta bancária. Não muda por causa de seus talentos ou de sua capacidade. Ele simplesmente está lá. Está lá para vocês quando estiverem tristes ou felizes, desanimadas ou esperançosas. O amor de Deus está lá para vocês, quer sintam que o mereçam ou não. Ele está sempre lá, simples assim.”

Isso é válido para todos nós, mulheres, homens, crianças de qualquer condição social em qualquer local no mapa ou fora dele. Não passe mais um minuto de sua vida sentindo-se sozinho. Você nunca está sozinho. Deus ama você mais do que qualquer pessoa e com um amor verdadeiramente incondicional e eterno.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.