Saiba quais problemas imunológicos podem impedir a gravidez e causar abortos

Muitas mulheres gostariam de ter um filho, mas, por alguns problemas do seu próprio organismo, não conseguem engravidar.

Michele Coronetti

As infertilidades nem sempre são congênitas. Alguns problemas com a saúde da futura gestante também impedem que a gravidez ocorra ou causam abortos espontâneos. Testes simples que os obstetras solicitam para as futuras mamães ajudam a saber se haverá algum impedimento nas tentativas de gestar um bebê.

O imunologista, Ricardo de Oliveira, especializado em reprodução humana, afirma que 98% dos casos de abortos espontâneos são causados por problemas imunológicos detectáveis por exames clínicos e são tratáveis. Por isso a grande importância das futuras mamães realizarem os exames pré-gestacionais que o médico solicita, evitando desapontamentos e outras situações desagradáveis.

Os problemas mais frequentes incluem:

Problema na tireoide

A fim de evitar abortos espontâneos no início da gestação, as mulheres podem fazer exame para avaliar como essa importante glândula está em seu organismo. O hipertireoidismo ou atividades abaixo do normal na glândula podem aumentar em quatro vezes o risco de perda do bebê. Estudos realizados nos Estados Unidos indicam que mães com problemas na tireoide apresentam 3,8 por cento de chances de sofrer aborto espontâneo.

Endometrite crônica

Uma das causas mais comuns de infertilidade, podendo chegar a 80% das mulheres, essa inflamação do endométrio (tecido do útero) não tem nada a ver com endometriose e pode ser causada devido a infecções de origens diversas como doenças sexualmente transmissíveis, uso prolongado ou inadequado do DIU, procedimentos internos onde a higiene não foi suficiente ou ainda lesões do parto e prejudica a fertilidade de várias formas. Dependendo da severidade, ela até pode obstruir as trompas impedindo a passagem do embrião ou mesmo a fecundação. Medicamentos corretos podem reverter o quadro e permitir a gestação.

Advertisement

Trombofilias

Essas doenças classificadas por trombofilias causam alterações na coagulação sanguínea do organismo feminino, impedindo que o óvulo se implante no útero, prejudicando o fluxo sanguíneo da placenta para o bebê e causando abortos. As tromboses muitas vezes desconhecidas pela gestante podem ser causadoras de abortos de repetição ou outros problemas. Existe tratamento para controlar e permitir uma gestação sem maiores riscos.

Aloimunidade

Esse termo estranho significa imunidade contra outro indivíduo. Como o embrião se forma por célula da mãe e do pai o organismo feminino considera uma falha e elimina o problema causando o aborto espontâneo. Quanto maior for a diversidade genética entre a mãe e o feto, maior a probabilidade do organismo não o rejeitar. Quanto mais longe for o parentesco da mãe e do pai ou as diferenças genéticas entre ambos, menor o risco do aborto espontâneo.

Fator antinuclear

Reconhecido através de exame laboratorial, este fator indica distúrbios no sistema autoimune. O organismo passa a atacar o embrião, causando um processo inflamatório através dos anticorpos da mãe e o aborto será a consequência disso. Um tratamento para resolver essa situação pode ser ministrado pelo médico a fim de permitir uma futura gestação livre de riscos.

Outros fatores ainda podem causar infertilidade temporária ou abortos espontâneos. O melhor é sempre consultar um especialista para avaliar as condições da futura mamãe e assim evitar situações complicadas.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.