As 3 melhores frases para dizer a alguém que está passando por um momento difícil

Como ajudar a aliviar o fardo e a dor de uma pessoa amada e querida? Aprenda a seguir que o silêncio pode ser o melhor remédio.

Cibele Carvalho

Já dizia um sábio ditado: “A palavra é prata, porém o silêncio é ouro”. Existem algumas circunstâncias que se passam na vida das pessoas a nossa volta que nem sempre necessariamente precisamos, ou até mesmo sabemos, o que devemos dizer.

Segundo o Conselho Federal de Psicologia, a escuta atenciosa pode ser uma das melhores ferramentas no acolhimento a pessoas que estejam passando por momentos difíceis em sua vida, o que torna essa prática comum nos consultórios de psicologia.

Uma pequena frase que pode parecer simples e sem graça, que segundo estudos de um Guia para emoções e problemas da mente, ajuda e traz consolo é um simples “sinto muito!”, seguido de um forte e sincero abraço.

Principalmente se você nunca tiver vivenciado aquele problema que se passa com a pessoa, não há muito a ser dito. Segundo os especialistas em psicologia, precisamos aprender a ouvir mais nessas horas e falar bem menos.

1. Em casos de separação ou divórcio

“Imagine uma nova história para a sua vida e acredite nela” (Paulo Coelho).

Advertisement

As desilusões amorosas estão no topo dos motivos que levam pessoas a praticarem o ato do suicídio, especialmente na fase da adolescência, mas também na fase adulta, onde as pessoas colocam todas as suas energias e forças direcionadas para determinada pessoa, e podem sofrer uma queda rápida e brusca, quando menos esperam, por diversas circunstâncias.

Nesses momentos o ideal é não deixar essa pessoa ficar muito tempo sozinha, procure ajuda com parentes, amigos, e todos que puderem oferecer companhia, ajude a pessoa a despertar para um novo começo que sempre é possível.

2. Projetos de vida cancelados ou destruídos

“Se você é capaz de sonhar algo também é capaz de realizá-lo” (Walt Disney).

Muitas vezes um outro fator que pode desestruturar completamente as emoções de uma pessoa é um projeto de vida destruído, ou seja: desemprego na empresa ao invés de uma promoção; roubo de dinheiro em quantia grande; falência da empresa própria; entre outras questões e projetos de vida.

Nessas circunstâncias, a pessoa se vê sem esperança e sem ânimo para a vida, completamente desestabilizada. Ficar tentando encontrar soluções para ela não irá ajudar, apenas e novamente escute, faça com que a própria pessoa solte a solução que acha ideal, reviva os sonhos perdidos dentro dela mesma.

Advertisement

3. Falecimento de um ente querido

“As palavras de amizade podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável” (Madre Tereza).

O luto de um ente querido pode ser uma das dores mais difíceis de se suportar que uma pessoa pode vivenciar, especialmente quando o luto acontece de forma abrupta através de um acidente ou morte inesperada.

O amor é a cura para as dores do luto, seguido de amizade e compreensão, nunca se sabe como se vai reagir a certos problemas a não ser quando se passa por eles, e o luto traz reações adversas e inimagináveis.

Por esse motivo a amizade sincera e amorosa pode ajudar muito, novamente a frase simples sinto muitopode transformar-se em uma arma poderosa se seguida da escuta e acolhimento amoroso.

Doe sua verdadeira amizade, seu tempo, seu cuidado, sua paciência, seu amor e sua escuta atenciosa para aquela pessoa a sua volta que está precisando muito da sua ajuda nesse momento tão difícil da sua vida.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.