4 coisas que o marido que abandonou a família deve ouvir

Antes de lançar-se um homem que abandona sua família às chamas, é necessário compreender suas razões, ainda que não as aceitemos.

Stael Ferreira Pedrosa

Geralmente são duas grandes decisões na vida de um homem: comprometer-se e romper o compromisso. Os homens muitas vezes temem o compromisso do casamento por várias razões, inclusive pelo medo de ter que se separar algum dia. Os homens tendem a ser mais estáveis em suas relações duradouras e uma ruptura pode ser um grande problema para a maioria. Embora existam homens que saiam de casa sem qualquer problema de consciência, com muitos trava-se uma batalha interna.

O que leva um homem ao desejo de abandonar sua família?

Muitos podem ser esses motivos. Desde insatisfação com a rotina, desejo de liberdade, sentimento de não ter valor para a família, até uma ilusão, insatisfação sexual com a esposa ou paixão por outra mulher. Seja qual for o motivo, eles não deveriam existir. Parece utópico e distante da realidade, mas é fato. Afinal, uma família não é descartável, pessoas não são descartáveis. Por isso tem algumas coisas que os homens que abandonam suas famílias devem ouvir.

1. Suas razões geralmente envolvem fraude e mentira

Para validar suas razões em abandonar sua família, você cria situações irreais ou culpa sua esposa e filhos por tudo de ruim em sua vida, o que, claro, não é verdade. É sabido que existem homens que são profundamente feridos por sua família, mas na maioria dos casos não é assim. O mais comum é o homem simplesmente se envolver com outra mulher, ou querer ter mais liberdade e menos responsabilidades e precisa do aval social para se sentir justificado. Então a mentira é o meio para se chegar a esse fim.

2. Você não terá o aval social desejado

A sociedade não está aberta a aceitar o seu comportamento e você será condenado como o homem sem coração que abandonou a família. Você será considerado imaturo e irresponsável. É esperado que os casais cumpram o que foi prometido no altar, independente do que aconteça. Se sua esposa engordou, envelheceu, fala muito, é gastadeira, não gosta de sexo, etc., etc., nada disso é motivo suficiente para deixá-la. Afinal, você envelheceu também, você também tem suas manias e indisposições. Se você fez a escolha errada uma vez, não faça outra agora desistindo de sua família.

3. Você está magoando profundamente sua família

Talvez a sociedade que não o aprova, tenha ela mesma feito você sentir que o homem é dispensável no lar, que a mãe pode se sair bem sozinha criando seus filhos, ou que os homens são bobões desajeitados ou pior – agressivos, violentos. Pode fazê-lo sentir que mesmo cumprindo suas obrigações de paternidade, você não é respeitado. Além disso, terminar casamentos hoje em dia se tornou algo comum. Nada disso é verdade. O pai, o marido é de suma importância no lar. Ao deixar sua família você estará expondo sua esposa a um distúrbio mental chamado Síndrome da Esposa Abandonada – onde há um profundo sofrimento da mulher pela mudança das atitudes do marido e por ser acusada como responsável por tais mudanças. Ela passa a cultivar a dúvida contínua e atormentadora se ele voltará e lhe pedirá perdão e vive na expectativa de que tal aconteça.

Advertisement

Estudos também têm comprovado os efeitos da ausência paterna no lar sobre as crianças:

  • Crianças sem um pai são mais susceptíveis de serem vítimas de abuso infantil.

  • A presença do pai é um dos fatores mais importantes para a criança desenvolver empatia.

  • Rapazes criados sem um pai são mais susceptíveis de ter problemas com as autoridades.

  • A falta do pai no lar contribui para o início prematuro da atividade sexual.

    Advertisement
  • O suicídio juvenil tem uma taxa mais elevada num lar sem o pai.

Pense se vale a pena sacrificar sua família por um desejo pessoal e egoísta.

4. Você pode estar criando uma expectativa que não se realizará

É muito comum o homem se arrepender mais tarde por ter deixado sua família. Muitas vezes o que busca é uma emoção que julga não ter mais no seu casamento e nem junto aos seus. Talvez você encontre tal emoção, talvez encontre alguém que lhe fará sentir essa emoção para sempre, mas o que normalmente acontece, assim como aconteceu no seu casamento, é que aquela paixão do início desaparecerá, novamente as responsabilidades chamam e a realidade dura volta, trazendo o cansaço do trabalho, das tarefas do lar etc. E, logo você terá uma nova companheira com comportamento similar à anterior. E aí, o que você fará? Abandonará essa também?

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.