Estudo mostra que postar fotos do treino pode afetar sua saúde

Postar fotos do treino diariamente tem sido ruim para muitas pessoas, por isso estudos foram realizados comprovando seus fatores negativos.

Roberta Preto

Vivemos numa época que para muitos o valor de uma pessoa baseia-se na quantidade de curtidas ou likes que ela pode acumular nas redes sociais. E isso tem deixado muitas pessoas em situações ruins, pois para alguns é preciso manter o “padrão de beleza escultural” que está sendo exigido pela atual sociedade. E há aqueles que não alcançam tal beleza e sentem que não são “bons” o suficiente, por isso deixam de ser merecedores dos famosos “likes”, sendo assim, tornam-se pessoas tristes e carentes por não se sentirem enquadradas nas redes sociais.

Claro, a maioria de nós, tanto homens como mulheres, deseja e quer manter a boa forma, pois cuidado com a saúde é fundamental para nosso bem-estar, principalmente para ter a autoestima em alta. Contudo, o que determina nossos valores não pode ser medido por alguém que “curta” ou não nossas postagens na página do Facebook ou Instagram.

O valor de uma pessoa está nas escolhas que ela faz, o modo como ela trata seu semelhante. Sua verdadeira beleza nasce da alma e sai de dentro para fora e não de fora para dentro.

Quão maravilhoso seria se nossa juventude pudesse compreender que a vida “real” lhes dará mais experiências, valores e felicidade do que a “virtual”. Se eles pudessem sentir o verdadeiro valor de estar com a família e amigos, jamais permitiriam sentirem-se indesejados por poucos “likes.”

No entanto, o exagero e a necessidade de mostrar-se para todos nas redes sociais têm causado preocupações nos estudiosos, por isso pesquisas foram realizadas comprovando o lado negativo das postagens.

Advertisement

Postagens de fotos

Segundo o site Boa Forma, postar fotos de treino tem um lado negativo. Isso foi percebido por pesquisas feitas em Adelaide, na Austrália, pela Escola de Psicologia da Universidade Flinders. Os estudos apontaram que mulheres que aparecem constantemente postando imagens com o corpo escultural nas redes sociais podem sofrer com treinos arriscados e transtornos alimentares.

Fatores negativos

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Eating Disorders, 101 mulheres foram pesquisadas e estudadas, essas eram mulheres fitness e modelo de inspiração. Assim sendo, eles as compararam com outro grupo de 102 mulheres que tinham como hobby postar fotos de viagens nas redes sociais, e isso as tornavam outro modelo de inspiração.

Entretanto, após muitas pesquisas, eles diagnosticaram que mais ou menos 18% das mulheres fitness eram propensas a um transtorno alimentar e que também elas estariam propensas a apresentar um quadro de depressão e falta de aceitação de si mesmas quando não conseguiam alcançar o objetivo de frequentar os treinos diariamente. Sendo assim, elas apresentavam um quadro clínico de compulsão por exercícios.

Narcisismo

Os estudiosos acreditam que as pessoas que postam fotos de treinos são narcisistas e desejam vangloriar-se do tempo que utilizam na aparência e adquirirem a aprovação das pessoas que fazem parte de suas redes sociais.

Insegurança

De acordo com a médica Tara Marshal muitos postam fotos dos treinos para sentirem-se aceitos, buscam uma aprovação no sentido de sentirem-se importantes e desejados, pois eles sentem-se inseguros e precisam da aprovação das pessoas a sua volta para sentirem-se preenchidos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.