3 vacinas que as grávidas precisam tomar

Saber se organizar para a chegada do bebê inclui cuidados com a saúde da futura mamãe.

5,829 views   |   12 shares
  • O momento de gravidez é o período de adaptação e organização. A mulher começa a se organizar para a vinda de um novo integrante para a família, escolha de maternidade e enxoval. Porém, ela não pode se esquecer da saúde. Manter a carteira de vacinação em dia é uma das exigências dos médicos ginecologistas obstetras.

    De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, existe um sistema de vacinação nos postos de saúde públicos para evitar epidemias, assim, não existem desculpas para deixar de vacinar-se, afinal a distribuição é gratuita para a rede pública. Entre as inúmeras doenças que devem ser evitadas, existem aquelas que podem ser reduzidas por vacinas, entre elas, três vacinas que as grávidas precisam tomar: Influenza, Hepatite B e a Vacina dTpa. Vejamos quais doenças estas vacinas previnem e qual a importância para a saúde da mulher e da criança com a prevenção.

  • Influenza - Gripe

    Segundo a presidente da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícias), Nilma A. Neves, a gestante que adquire a gripe poderá desenvolver pneumonia e por consequência, a morte.

  • Hepatite B

    A primeira campanha de vacinação contra a Hepatite B foi em 1992, devido ao crescimento da doença no país. De acordo com a médica ginecologista e obstetra Vera Ferraro, a doença causa irritação e inflamação no fígado. A médica diz que a vacina é indicada e precisa ser administrada em três doses a partir do segundo trimestre da gestação. Para completar é importante acrescentar a fala de Nilma A. Neves"... Caso a gestante não tenha o esquema de vacinação completo para Hepatite B ou nunca tomou nenhuma dose, ela deve ser vacinada durante a gestação preferencialmente durante o segundo ou terceiro trimestre. O esquema completo consiste em 3 doses (0-1-6 meses). Se a gestante já tiver recebido 1 ou 2 doses, deverá completar as doses durante a gestação, não sendo necessário tomar novamente a(s) dose(s) recebidas."

  • Vacina dTpa

    A vacina é para prevenção de três doenças: difteria, tétano e coqueluche. No site do Ministério da Saúde do Brasil informa que "A coqueluche é uma doença infecciosa aguda de alta transmissibilidade, causada pela bactéria

    Bordetella pertussis". Esta bactéria, também pode causar a pneumonia e demais complicações, como otites.

    Quando as futuras mamães fazem a prevenção com as vacinas indicadas pelos médicos ginecologistas obstetras e fazem o acompanhamento adequado de pré-natal, evitam futuros problemas e garantem a saúde do bebê. Lembre-se de sempre consultar um médico de confiança.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Fabiana Caetano é casada, sonhadora, mãe de dois lindos meninos, apaixonada pela vida, pela escrita e pela leitura. Formada em Letras para conciliar hobby e trabalho. Acredita que o conhecimento traz a liberdade de pensamentos.

3 vacinas que as grávidas precisam tomar

Saber se organizar para a chegada do bebê inclui cuidados com a saúde da futura mamãe.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr