4 conselhos financeiros PARA MULHERES

Mulheres têm um olhar financeiro diferente dos homens. Seguindo estes conselhos a prosperidade virá até elas.

1,979 views   |   13 shares
  • A vida financeira da maior parte dos brasileiros, homens e mulheres, costuma ser bastante conturbada. Muitos conselhos financeiros são importantes e cabíveis para ambos os sexos. Porém, a forma como as mulheres encaram as finanças é bem diferente da dos homens e alguns conselhos podem ser muito úteis para elas.

  • Uma pesquisa indica que 75% das mulheres de 18 a 60 anos contribuem financeiramente no lar. Normalmente cabe a elas a gestão e controle financeiro. Destas 1.057 mulheres entrevistadas, 74% são responsáveis pelas compras domésticas, mostrando que elas realmente acumulam tarefas. Apesar das mulheres serem muito mais prudentes que os homens nas finanças, 49% das entrevistadas afirmam não conseguir poupar ao final do mês e apenas 38% consegue manter uma planilha de controle financeiro.

  • A pesquisa também mostra que as mulheres preferem investimentos concretos, adquirindo pelo menos um imóvel. Em sua maioria elas fogem das aquisições em papéis, muitas vezes por não entenderem direito como funciona a rentabilidade ou simplesmente por não terem tempo para estudar e avaliar se o lucro é bom.

  • Com as informações obtidas através desta pesquisa fica fácil aconselhar as mulheres para que tenham maior sucesso em suas vidas financeiras.

  • 1. Controle financeiro

  • Item fundamental para investigar vazamentos e realizar mudanças garantindo maiores investimentos e realização de sonhos. Mulheres normalmente prezam mais pela organização que a maioria dos homens, que consideram o controle financeiro diário chato e desnecessário, mas quando o dinheiro termina ficam sem saber para onde ele foi. Existem várias maneiras de conseguir manter esse item, podendo ser usadas planilhas, aplicativos que facilitam e calculam automaticamente, ou mesmo um caderno de anotações.

  • 2. Separar uma parte para investir logo no recebimento

  • Anotar os gastos, comparar com o do mês passado, acompanhar promoções e estações dos alimentos, tudo isso garantirá uma reserva que pode ser separada antes mesmo do final do mês. Afinal, sabendo todos os gastos e projetando o que realmente precisa ser comprado, parte do dinheiro pode ser separada no recebimento para uma conta de investimento. Se permanecer à vista, ao final do mês terá sido gasto com alguma outra coisa que não foi programada.

  • Advertisement
  • 3. Não "emprestar" seu nome

  • As mulheres possuem a virtude de confiar demais em seus parceiros, parentes e amigos. Quando alguém precisa comprar algo e não tem crédito, acaba recorrendo a outra pessoa para emprestar seu nome. Isso é muito comum no Brasil. Na maioria dos casos a pessoa que tomou o empréstimo não arca com seus gastos e acaba sujando o nome da outra, que depois de muito insistir com o pagamento desiste e acaba pagando ela mesma a dívida. O relacionamento fica fragilizado e as finanças podem ficar muito abaladas.

  • 4. Resistir

  • Pensar "eu preciso ou eu quero?" ajuda a resistir à tentação de realizar uma compra perdida. Mulheres são apaixonadas por itens pequenos como joias, bijuterias, sapatos, bolsas e mais um milhão de coisinhas lindas. Muitas vezes o orçamento não comporta tantas novidades e acostumar-se a pensar desta forma ajuda a reter a compra impensada. É bom incluir no orçamento um valor para alguma novidade, um presente para si mesma, pois eleva a autoestima e revigora. E que o valor seja adequado e não tire da porção que deva ser poupada.

  • Mulheres são, em sua maioria, dedicadas e conservadoras. Com isso elas podem se programar e cuidar melhor da saúde financeira, atingindo seus objetivos como casa própria, sentindo-se mais seguras e reservando um futuro agradável para si e suas famílias.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

4 conselhos financeiros PARA MULHERES

Mulheres têm um olhar financeiro diferente dos homens. Seguindo estes conselhos a prosperidade virá até elas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr